Em
um cenário em que as mulheres enfrentam desafios para conquistar
autoridade e se comunicar de forma eficaz no ambiente profissional,
adotar algumas estratégias são essenciais para superar obstáculos e se
destacar. “Estudos
revelam que as CEO’s no mundo representam menos de 4%. Para mudar essa
realidade, é essencial que as mulheres se concentrem na construção de
credibilidade e autoridade”, indica Fernanda de Morais, Mentora de Posicionamento de Carreira.
A
especialista ressalta que a construção da autoridade profissional
requer uma sólida base de conhecimento, divulgada através de artigos,
workshops e vídeos. “Para
as mulheres, que muitas vezes enfrentam sub-representação em ambientes
profissionais, é fundamental estar preparada para contribuir com ideias
embasadas e oferecer-se para apresentá-las. Além disso, chame a atenção
durante reuniões com variações na voz e o uso de analogias”.
A
linguagem corporal desempenha um papel significativo na influência que
exercemos ao falar, representando cerca de 60% do poder de comunicação.
Fernanda explica que manter o corpo alinhado ao conteúdo é essencial
para uma apresentação eficaz. “Durante
a fala, gestos que complementam a mensagem, contato visual firme e
acenos de cabeça para demonstrar concordância ou ressaltar ideias
importantes são estratégias que devem ser utilizadas”.
A
comunicação assertiva é essencial para o sucesso profissional, exigindo
organização e respeito. A presença forte nas redes sociais, como
LinkedIn e Instagram, aumenta a visibilidade e oportunidades, de acordo
com Fernanda. Participar ativamente de eventos de networking é
importante para cultivar relacionamentos e crescimento profissional.
Apesar dos avanços, ainda há desafios enfrentados pelas mulheres ao tentar se comunicar com autoridade. “A
subvalorização durante reuniões, a hesitação em assumir papéis de
liderança em eventos e a síndrome da impostora são alguns obstáculos”, destaca.
Aprimorar a voz e a entonação são técnicas que vão transmitir autoridade. “Independentemente da tonalidade, é essencial comunicar com naturalidade e autenticidade, alinhando a comunicação ao conteúdo”.
“Por
fim, é importante evitar erros comuns, como falar demais, perder-se em
assuntos desconexos, ou parecer excessivamente amigável ou mandona. A
busca por mudanças e ações proativas são essenciais para que as mulheres
conquistem seu espaço e se destaquem no mundo corporativo”, finaliza Fernanda.
Fonte:
Fernanda de Morais
Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras
Mentora de Posicionamento de Carreira
Instagram: @fe.demorais
Nenhum comentário:
Postar um comentário