Concedido
pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), reconhecimento à
empresa destaca políticas de ESG nas áreas de educação do consumidor,
acessibilidade financeira e abrangência nacional
Maio de 2024
– A franqueadora Portal Solar, que possui mais 20 mil sistemas
fotovoltaicos vendidos em telhados de residências e empresas e cerca de
200 unidades espalhadas por todas as regiões do País, acaba de receber o
prêmio de melhor rede de franquias nas áreas de sustentabilidade, meio
ambiente e social, que compõem as ações de ESG.
A premiação,
concedida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) neste mês, é o
reconhecimento das ações de uma década do Portal Solar nas áreas de
educação do consumidor, acessibilidade financeira e atendimento em nível
nacional, que têm contribuído para a transição energética do Brasil a
partir da expansão do uso da energia solar nos telhados de residências,
comércios, indústrias e propriedades rurais.
A proposta da ABF
com o prêmio é identificar, selecionar, incentivar e reconhecer
devidamente as redes de franquias, respectivos franqueados por elas
indicados, fornecedores, startups e demais associados que se destacaram
por sua atuação em prol do desenvolvimento de negócios sustentáveis,
englobando tanto a avaliação de seu posicionamento, compromisso,
estratégia e lideranças, como seus programas, projetos e ações
relacionadas aos pilares da sustentabilidade corporativa, nos eixos do
ESG (ambiental, social e governança), bem como ao pilar econômico.
Com
a atuação de uma década no setor de energia solar no Brasil, o Portal
Solar promove a educação dos consumidores com extenso e diário conteúdo
no site, que é compartilhado de forma estruturada e totalmente gratuita
aos cidadãos. Para a acessibilidade financeira, o trabalho é na
democratização da tecnologia fotovoltaica, que é feito com a oferta de
linhas de financiamento de instituições parceiras para todos os perfis.
Já na abrangência nacional, a companhia possui presença nas cinco
regiões, com o atendimento a clientes e a franqueados em todas as
cidades.
Os mais de 20 mil sistemas fotovoltaicos
comercializados pela rede do Portal Solar no Brasil equivalem a cerca de
16 milhões de toneladas de CO2 evitados, que correspondem a
aproximadamente 416 mil árvores plantadas.
A franqueadora do
Portal Solar possui atualmente cerca de 500 mil visitas por mês na
plataforma, sobretudo de consumidores que buscam instalar energia solar e
de profissionais que querem empreender na área. A organização recebe
uma média de 700 candidatos a franqueados por mês na plataforma, de
todas as regiões, o que tem conferido grande capilaridade das franquias
no território brasileiro.
Um dos fatores da grande quantidade de
instalações e da expansão das franquias é o modelo home-based e a
ausência de experiência prévia no setor de energia solar. O franqueado
recebe treinamento teórico e prático, trilha de conhecimento, enxoval,
uniformes, um drone e material de marketing. A franqueadora é
responsável pela criação dos projetos e das homologações regulatórias
necessárias do sistema junto à concessionária, sem custos ou
responsabilidades para o franqueado.
Também é oferecido todo o
suporte do time comercial da sede, incluindo um gerente e um engenheiro
designados para cada franqueado, que acompanham e dão apoio constante
nas visitas técnicas.
O Portal Solar ainda presta consultoria
comercial, de marketing, jurídica e de engenharia, no intuito de
garantir maior eficiência das unidades, bem como possui fornecedores de
equipamentos homologados, com as melhores marcas e modelos para oferecer
aos clientes.
“Com o sucesso do modelo de negócios e a presença
digital relevante, projetamos, para os cinco próximos anos, dobrar de
tamanho, tanto em termos de unidades de franquias quanto de sistemas de
energia solar instalados em residências e empresas no País”, comenta
Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar.
Cerimônia de entrega do prêmio da ABF, com Frederico Meyer, sócio do Portal Solar, ao centro
Dados da franquia
O
investimento inicial é de R$ 22 mil à vista, incluindo taxa de franquia
e enxoval completo, com previsão de cada unidade atingir um faturamento
médio mensal da ordem R$ 150 mil já nos primeiros 180 dias de operação.
E o tempo de retorno do investimento varia entre 4 e 8 meses. A
lucratividade do franqueado pode superar R$ 500 mil por ano.
Além
de uma semana de treinamento com a franqueadora, o Portal Solar também
disponibiliza aos franqueados um totem de vendas e todo o material
comercial que as unidades precisam.
Já os royalties, que variam
conforme o tamanho do sistema solar vendido, a quantidade de vendas no
mês e a forma de pagamento adotada, pode ser pago em até 90 dias.
Ficha técnica da Franquia do Portal Solar
- Investimento: R$ 22 mil à vista (taxa de franquia + enxoval)
- Investimento parcelado em duas vezes: entrada de R$ 15 mil e mais taxa de franquia (R$ 7 mil reais) para 30 dias
-
Investimento parcelado em três vezes: entrada de R$ 15 mil e mais duas
parcelas de R$ 3,5 mil (30 e 60 dias, respectivamente) – mediante
análise
- Volume de vendas médio mensal: em torno de R$ 150 mil em cada unidade
- Prazo de retorno: entre 4 a 8 meses de retorno do investimento
- Royalties/mês: 5%
- Taxa de publicidade: 3%
- Lucratividade: de R$ 15 mil a R$ 80 mil por mês
- Número de unidades em operação: cerca de 200 unidades em todas as regiões do Brasil, todas de franqueados
Sobre o Portal Solar
O
Portal Solar está no mercado desde 2014 e acumula mais de 20 mil
sistemas fotovoltaicos vendidos. Com inspiração australiana, começou
como portal de conteúdo, tendo até hoje a maior audiência do segmento.
Em maio de 2021 o Portal Solar lançou o modelo de franchising home-based
de baixo investimento e já conta com cerca de 200 unidades espalhadas
pelo País.
Para mais informações, contatar:
Thiago Nassa (MTb. 30.914)
TOTUM Comunicação
(11) 99544 4954
Nenhum comentário:
Postar um comentário