MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de maio de 2024

Pavimento e segurança viária

 

Pavimento e segurança viária

A campanha do maio amarelo é uma oportunidade de reflexão sobre redução de acidentes no trânsito. Uma pavimentação adequada, dentro das normas técnicas, contribui decisivamente para a segurança dos usuários, afirma em entrevista pesquisador do IPT.


Rubens Vieira inspeciona obra em pavimento aeroportuário



A segurança viária é influenciada por uma variedade de fatores, interconectados ou não, segundo o pesquisador Rubens Vieira da unidade de negócios Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente do IPT. “Eles vão desde o comportamento dos usuários, até as condições do pavimento e do ambiente da via. A legislação, a educação dos usuários são também fundamentais; assim, a conscientização dos condutores, pedestres e ciclistas, e a adoção de práticas seguras contribuem significativamente para a redução de acidentes.”

Mas há outros aspectos. “Fator importante – diz Vieira – se refere às características físicas das vias como o estado do pavimento, a sinalização adequada e a iluminação. O pavimento desempenha um papel crucial na segurança viária, pois é a superfície sobre a qual veículos trafegam. Um pavimento com estrutura e geometria, bem projetado e mantido adequadamente, contribui significativamente para a redução de acidentes de trânsito.”

Segundo o pesquisador, a segurança do trânsito dos veículos na via está diretamente relacionada com a aderência pneu-pavimento. “Ela depende das características de textura do revestimento (macro e microtextura) e das condições da superfície do pavimento. A aderência pneu-pavimento afeta diretamente a capacidade de frenagem dos veículos, especialmente em condições adversas como chuva, neve ou gelo. Uma superfície com boa aderência pode ajudar os motoristas a manter o controle do veículo em situações de emergência, diminuindo o risco de acidentes.”

“A medida de textura da superfície do pavimento é determinada por meio da realização de dois ensaios no local, a macro textura pelo ensaio da mancha de areia (NBR16504/2016) e a microtextura pelo ensaio do pêndulo britânico (ASTM E303-93/2018 e NBR 16780/2019)”, pontua Vieira com as normativas técnicas.

A preocupação com o controle do estado da superfície do pavimento é bastante grande. “Nas pistas de aeroportos em todo o mundo, há regras rígidas para sua liberação e funcionamento. Nas rodovias do Brasil já existem regulamentos referentes às condições da superfície dos pavimentos. O Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em seu ‘Manual de Restauração de Pavimentos Asfálticos’ estabelece classificações relacionadas à textura e às condições da superfície dos pavimentos. Nas vias urbanas os projetos podem levar em conta as questões de segurança relacionadas ao piso.”

 A sinalização no pavimento, observa Vieira, auxilia na orientação dos motoristas e na indicação de limites de velocidade, faixas de pedestres e áreas de cruzamento. “Pavimentos bem sinalizados contribuem para uma melhor organização do tráfego e reduzem a ocorrência de colisões por desatenção ou falta de clareza nas instruções. Investimentos em infraestrutura, educação e fiscalização também são essenciais para promover uma cultura de segurança viária e redução do número de acidentes.”




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