O principal objetivo da parceria é ampliar a segurança das operações portuárias no Estado do Rio
O
Parque Tecnológico Itaipu (PTI) assinou, nesta segunda-feira (06/05),
termo de cooperação técnica com a PortosRio, por meio do Ministério de
Portos e Aeroportos do Governo Federal. A parceria, que tem o objetivo
de modernizar as operações dos portos públicos do Estado do Rio de
Janeiro, foi firmada durante a cerimônia de inauguração da ampliação do
Cais da Gamboa, realizada no YouTube Space Rio, no Centro da capital
fluminense.
As
entidades buscam implementar soluções tecnológicas para,
principalmente, melhorar a segurança dos portos do Rio, além de garantir
mais eficiência operacional nas atividades portuárias e desenvolver
projetos de infraestrutura e descarbonização. O documento foi assinado
pelo diretor de Negócios e Empreendedorismo do PTI, Eduardo de Miranda,
pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo
presidente da PortosRio, Francisco Martins.
Segundo
Silvio Costa Filho, a parceria vai ajudar a implementar na região o
VTMIS, que é um serviço projetado para melhorar o tráfego de
embarcações, garantir a segurança dos serviços e proteger o meio
ambiente. “Isso é fundamental para que possamos combater a
criminalidade, o tráfico de drogas, e melhorar nossa estratégia do ponto
de vista dos serviços de inteligência. Assim, poderemos avançar cada
vez mais na estruturação do Porto do Rio”, disse o ministro.
Eduardo
de Miranda explicou que a assinatura do termo de cooperação é o
primeiro passo para a elaboração de projetos voltados para as áreas de
engenharia, tecnologia e segurança. Ele contou que a formalização da
parceria permitirá que o PTI inicie estudos para diagnosticar a situação
atual das operações nos portos do Rio de Janeiro e identificar o que
será preciso melhorar.
“O
Parque Tecnológico Itaipu entra nesse convênio com expertise no
desenvolvimento de tecnologias, softwares e outras ferramentas
customizadas, como por exemplo câmeras de monitoramento, conectividade e
tudo que envolve controles de acesso e de saída. As duas instituições
farão visitas técnicas para reconhecer as necessidades e, assim,
poderemos sugerir soluções para demandas específicas. Para nós, é um
prazer assinar esse documento e tenho certeza que é o início de uma
grande parceria”, afirmou o diretor do PTI.
O
presidente da PortosRio destacou que o objetivo da instituição, que é a
Autoridade Portuária responsável pela gestão dos portos públicos do
Rio, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, é trabalhar para expandir a
atividade portuária no estado. “Fomos buscar parcerias com o que há de
melhor nesse setor para ajudar a construir planejamento, medidas de
segurança e prospecção de novos mercados para nós. Com o PTI, vamos
estudar soluções de tecnologia para melhorar a eficiência do Porto.
Estamos investindo cerca de R$ 60 milhões só em segurança portuária
porque porto seguro é porto competitivo”, ressaltou Francisco Martins.
Na
ocasião, a PortosRio também firmou parceria com a Fundação Getúlio
Vargas (FGV), com o objetivo de realizar estudos para viabilizar a
expansão do porto da região fluminense. “Queremos fazer um amplo estudo
de mercado para ver quais são as possibilidades de carga e construir
soluções de engenharia. Isso tudo sem desvincular a relação
porto-cidade”, disse Francisco Martins.
A
inauguração da ampliação do Cais da Gamboa marca o início de uma nova
fase na atividade portuária pública no Estado do Rio. O trecho de 600
metros, inaugurado em 1910, é o mais antigo do Porto da capital
fluminense. Ele contava apenas com um muro com base de chapas metálicas e
constituído de pedras de cantaria argamassadas, feito a partir das
técnicas disponíveis na época. Com um investimento de aproximadamente R$
150 milhões, foram feitas modernizações para que o Porto do Rio se
torne mais competitivo e ganhe mais relevância dentro e fora do País.
No
evento, Silvio Costa Filho contou que sua pasta tem planos adicionais
de investimentos em infraestrutura portuária, incluindo a segunda etapa
das obras no Cais da Gamboa e a realização de dragagem para aumentar a
profundidade dos berços de atracação de 8,5 metros para 13,5 metros,
viabilizando a operação de navios de maior porte e aumentando a
atratividade do Porto.
Crédito Fotos: Madu Costa
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