As
inscrições para a 8ª edição do concurso que elege o melhor restaurante a
quilo do país já estão abertas. Em parceria com o Mundo Mesa, a Abrasel
realiza entre os dias 17 e 27 de setembro O Quilo é Nosso. Os
interessados em inscreverem seus estabelecimentos devem preencher o
formulário no site oficial do evento até o dia 21 de junho. Com o tema
“É comer, gostar e votar”, o concurso tem o patrocínio nacional da
Caixa, Coca-Cola Brasil, da Friboi, do Picpay, da Pluxee e da Seara.
Legado nacional
O
Quilo é Nosso foi criado em 2017 com o intuito de valorizar um modelo
de negócio 100% brasileiro. Em meados da década de 80, o mineiro Fred
Mata Machado criou o restaurante Isto e Aquilo, primeiro restaurante a
quilo do mundo.
Hoje,
quase quatro décadas depois, é o sobrinho Fabiano Machado quem segue os
passos da família na administração do estabelecimento e busca manter o
legado do tio, falecido em 2021. “Estamos tentando recontar essa
história da criação do restaurante a quilo. Temos muito orgulho de fazer
parte da cultura gastronômica do brasileiro”, diz.
Ao
relembrar a trajetória do estabelecimento, o empreendedor afirma ser um
grande desafio manter o restaurante em funcionamento por tanto tempo.
“É uma vitória muito grande. Nós já passamos por altos e baixos
econômicos, tivemos que lidar com diversas crises e desafios, como a
pandemia. O Isto e Aquilo é uma empresa familiar que se dedica muito,
sem abrir mão da qualidade, do relacionamento com o cliente. Nós
tratamos tudo aqui com muito carinho”, pontua Fabiano.
“Nossa
maior dificuldade atualmente é com a mão de obra, estamos enfrentando
uma alta rotatividade de colaboradores. Em relação à comida, é
necessário saber gerir bem seus insumos para sempre apresentar receitas
bonitas e saborosas. Nos restaurantes a quilo, tem que se saber o
equilíbrio para não faltar e não desperdiçar”, completa Fabiano.
Sobre o concurso
Para
além de valorizar o modelo de negócio a quilo, o O Quilo é Nosso tem a
intenção de impulsionar os empreendimentos do ramo. Cada vez mais
tradicional no calendário dos restaurantes e dos consumidores, o
concurso é uma oportunidade para os empresários divulgarem seus
estabelecimentos, enquanto os clientes aproveitam as receitas criadas
especialmente para a disputa.
A competição pelo título de melhor restaurante a quilo do Brasil é dividia em três etapas classificatórias. São elas:
Etapa regional: os
estabelecimentos inscritos serão avaliados pelo público e por um júri
técnico local que selecionará os melhores restaurantes a quilo de cada
região. Serão avaliados, além do prato criado especialmente para o
concurso, outros critérios como atendimento e higiene do local, por
exemplo.
Etapa estadual:
os vencedores de cada região avançarão para a etapa estadual, e serão
avaliados por um júri-técnico especializado, que escolherá os melhores
de cada estado que irão participar da final nacional do concurso.
Grande final: os
restaurantes escolhidos na etapa estadual competirão na grande final
nacional, e serão premiados durante o evento Mesa São Paulo, um júri
composto por chefs e especialistas em gastronomia elegerá o Melhor
Restaurante a Quilo do Brasil.
Para
participar do 8º O Quilo é Nosso, os donos de restaurantes a quilo
podem realizar suas inscrições entrando em contato com a Abrasel da sua
região ou pelo site oficial do concurso.
Serviço:
O Quilo é Nosso
Data: 17 a 27 de setembro
Realização: Abrasel
Parceria: Mundo Mesa
Informações e inscrições: www.oquiloenosso.com.br
Patrocínio nacional: Caixa, Coca-Cola Brasil, Friboi, PicPay, Pluxee e Seara.
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