Pensando
em compreender ainda mais a dinâmica da venda direta e capturar
insights valiosos oriundos do dia a dia com o consumidor, Natura e Avon
criaram conselhos compostos por Consultores e Consultoras de Beleza. O
projeto, iniciado em 2022 pela Natura, se transformou no último ano a
partir da integração das operações com Avon, que também unificou a força
de vendas. Atualmente, as marcas contam com 1,8 milhão de Consultoras e
Consultores de Beleza no Brasil, na América Latina o número chega a 3,5
milhões.
As
marcas, que têm a atividade de empreendedorismo como o centro de seu
negócio há décadas, se aproximam ainda mais de sua rede com o objetivo
de ampliar a voz de suas consultoras internamente, garantindo escuta
ativa e construção conjunta. Com o movimento, espera-se adequar e
evoluir gradualmente a proposta de valor da atividade de Consultoria de
Beleza Natura e Avon, além de potencializar o desenvolvimento e a
prosperidade da rede. Desta forma, as marcas garantem resultados cada
vez mais assertivos em todos os indicadores de performance estabelecidos
pela companhia, incluindo satisfação e renda das próprias consultoras. O
Conselho Construtivo é formado por 12 pessoas de diferentes níveis do
plano de crescimento e relacionamento com as marcas, além de contar com
diversidade étnico-racial e regional.
Para Cida
Franco, diretora de Venda Direta Avon e Natura, o conselho tem um papel
de consultoria e direcionamento para o negócio, o que ressalta a
valorização e o incentivo ao desenvolvimento da rede por parte das
marcas. “Acreditamos que o negócio só faz sentido se estiver acompanhado
do que chamamos de 3 P’s: pertencimento, propósito e prosperidade. O
Conselho é um instrumento que traz ainda mais proximidade com a nossa
rede, além de diversidade de ideias, troca de aprendizados e elaboração
conjunta com quem vive o negócio na ponta. É um elo entre rede e empresa
com foco na evolução da atividade da consultoria conectada ao
planejamento estratégico”, enfatiza.
O conselho conta com reuniões mensais, que
podem ser online ou presenciais, estas com duração de até 8 horas, na
sede da companhia em São Paulo. A cada seis meses o grupo inicia uma
nova turma com alteração de alguns membros para garantir espaço a
diferentes perspectivas sobre a atividade de consultoria e demais
aspectos do negócio. Para a quarta turma, iniciada em abril, o grupo
passou por uma renovação de 50%, garantindo maior diversidade de níveis
de crescimento e presença da geração Z, alinhado com as diretrizes da
Natura, que busca uma maior aproximação com esse público.
Os
temas levados para as reuniões partem de diversas áreas da companhia e
vão desde a criação e desenvolvimento de produtos cosméticos e
portfólio, a produtos digitais para a atividade de venda direta e
estratégias de negócio, entre outros. A reunião de abril marcou um
momento importante do Conselho Construtivo, que pôde conversar
diretamente com o Comitê Executivo (Comex) de Natura &Co, que ouviu
proposta de evoluções e construções sobre variados temas.
Carol
Martins é Consultora de Beleza nível diamante de São Paulo e está no
conselho desde a primeira turma. Segundo ela, é gratificante ver
soluções aplicadas ao negócio que surgiram de debates em reuniões
anteriores. “O conselho é extremamente importante na construção conjunta com a Natura de uma consultoria saudável, próspera e sustentável.
Poder compartilhar a experiência da atividade, contar as dores e
dificuldades e o que ajudaria a melhorar com certeza faz a diferença”,
declara.
Já
para Elen Diana, Consultora e Treinadora de Beleza nível ouro de
Manaus, que está participando de sua primeira turma no conselho, a
responsabilidade é grande. “Tenho a contato diário com a rede por meio
dos treinamentos, e como membro, agora tenho a responsabilidade de dar
voz a essas Consultoras e Consultores para propor sugestões para
melhorias da nossa função. A base da nossa atividade é a venda por
relações e a existência do Conselho Construtivo reforça que Natura e
Avon valorizam o papel da Consultora e tem como objetivo fortalecer e
trazer melhorias para nossa Consultoria”, finaliza.
Olhar de liderança e próximos passos
Em
constante evolução, a empresa ampliou a iniciativa para a liderança de
negócios, Consultoras e Consultores de Beleza que estão em determinado
nível na atividade e auxiliam os demais empreendedores de sua região. O
Conselho Construtivo de Líderes de Negócios tem início previsto para
maio, e vai abordar temas comuns sob outras perspectivas, além de outros
voltados especificamente para liderança. O novo grupo será composto por
10 pessoas, sendo 2 de cada região do país.
“Com
o Conselho de Líderes buscaremos capturar suas percepções sobre nossos
processos internos para que possamos aperfeiçoar, alterar e incluir
melhorias, onde os temas comuns entre os grupos serão tratados a partir
de enfoques diferentes. Nosso intuito é ter uma visão ainda mais ampla,
pois é por meio da venda direta que Natura e Avon chegam a grande parte
dos nossos consumidores”, avalia Cida.
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