Evento
vai reunir 99 competidores em provas de atletismo, dos quais 81
nasceram após maio de 2001; disputas ocorrerão na UFPI, na capital
piauiense, neste sábado, 18
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa
será realizado em Teresina, Piauí, neste sábado, 18, e marcará a
estreia de competições organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro
(CPB) no Estado.
O
evento reunirá 99 esportistas de atletismo na Universidade Federal do
Piauí (UFPI), em provas de pista e campo. As disputas contarão tanto com
atletas de alto rendimento quanto em fase de desenvolvimento, que
competirão nas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares e das
Paralimpíadas Universitárias.
Na primeira competição do CPB no Piauí, cerca de 80% dos inscritos têm menos de 23 anos, o que está de acordo com o Plano Estratégico 2022-2024 da entidade, no qual o Comitê planeja uma renovação no paradesporto nacional. Inclusive, para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o CPB almeja que 50% dos convocados nesta faixa etária estejam disputando finais na capital francesa.
Entre os mais jovens inscritos para o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Teresina está o piauiense Thalisson Amorim da Silva, 10, da classe T20 (deficiência intelectual), que disputará as provas de 100m, 200m e salto em distância na competição.
Filho de capoeirista, Thalisson nem chegou a conhecer o pai, que morreu antes mesmo da criança nascer. Criado pela avó paterna, Francisca de Lima, o jovem sempre gostou de esportes, mas começou a participar de competições no ano passado. “Para nós, é uma maravilha e incentivador receber um evento como o Meeting na porta de casa”, disse Francisca, que mora com o seu neto na cidade de União, a cerca de 60 km de Teresina. “O atletismo tem mudado a vida dele. Percebo que ele interage mais com as pessoas agora”, completou a avó.
Apesar de ser a primeira competição organizada pelo CPB no Piauí, a entidade já esteve no Estado por meio do Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento que promove o primeiro contato de jovens, com ou sem deficiência, com o Movimento Paralímpico. Todas as atividades são adaptadas e pensadas de forma lúdica para facilitar a interação entre os participantes.
Diretor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê, Ramon Pereira destacou a importância de se levar o Meeting até Teresina e da participação maciça de jovens no evento. "É uma vitória para nós. Acreditamos que a competição vai promover o Movimento Paralímpico na região, com a adesão dos piauienses, inclusive de representantes da administração pública, ampliando a prática esportiva para as pessoas com deficiência", avaliou.
Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Natal (RN), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE). Neste sábado, também haverá uma etapa em Boa Vista (RR).
Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.
Imprensa
Os
profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting
Paralímpico Loterias Caixa de Teresina podem enviar um e-mail para
imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo
por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais
deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Teresina
Data: 18 de maio, a partir das 8h
Local: Universidade Federal do Piauí
Endereço: Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Ininga – Teresina
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário