MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de maio de 2024

HMB realiza campanha de conscientização da lavagem das mãos

 

Contatos da assessoria

Assessoria de Comunicação do HCN

Hugo Pereira

E-mail: hugo.pereira@ecco.inf.br

HMB realiza campanha de conscientização da lavagem das mãos

Higiene de mãos evita infecção hospitalar e é uma das 6 metas internacionais de segurança do paciente preconizadas pela Organização Mundial da Saúde



Higienização das mãos é uma das seis metas para a segurança do paciente. (Divulgação/IMED)

 

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) realizou uma campanha de conscientização sobre higiene de mãos voltada aos colaboradores que prestam assistência ao paciente. Nos dias 7, 8, 9 e 10 de maio teve palestra sobre a importância do procedimento para evitar infecções hospitalares com o microbiologista Maurício Miranda, atividades práticas com divulgação de resultado de testes de amostragem feitas com SWAB, além de blitz com distribuição de sabão líquido e demonstrações práticas da lavagem correta das mãos. Tudo para marcar a semana dedicada ao tema e lembrar a todos dos benefícios da higiene para a promoção da saúde.


A ação planejada pelo SCIRAS (Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde) teve como slogam Mãos que curam, são mãos limpas e o objetivo de unir as pessoas em apoio à melhoria das práticas de higiene das mãos em cumprindo uma das metas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das mais eficazes e simples para garantir a segurança do paciente”, enfatiza Sandra Braz, enfermeira do SCIRAS do HMB.


Jeito certo


Existe comprovação científica de que higienizar as mãos evita a proliferação de bactérias e assim promove a saúde. Por isso, em ambientes hospitalares esse é um protocolo obrigatório em pelo menos 5 ocasiões: antes do contato com paciente, antes de procedimentos assépticos, após a exposição a fluidos corpóreos, após contato com o paciente e áreas próximas ao mesmo, e ao colocar e tirar as luvas usadas em procedimentos.


"Incentivar e instruir as equipes sobre a higienização correta faz toda a diferença para a segurança do paciente. Nossa responsabilidade é permanente e o cuidado frequente em todas as unidades assistenciais", explica Sandra. Responsável ora pela ação educativa, ora pela fiscalização ela ressalta que a cultura da higiene vai muito além da enfermaria e precisa ser tão comum que incentive pacientes e acompanhantes a assimilar os ensinamentos.


"Todos nós, em todos os momentos, para nossa proteção, precisamos cuidar da lavagem correta das mãos", finaliza.


Bactérias


O cuidado com a higiene de mãos é uma das 6 metas internacionais de segurança do paciente e, quando realizada corretamente evita infecções graves. Das patogênicas, as contaminações provocadas pelas bactérias Acinetobacter Baumannii, Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus faecalis são as mais graves e foram classificadas pela OMS no caráter de prioridade crítica.


"A forma mais simples, barata e eficaz de conter uma infecção hospitalar é cuidando corretamente da higiene de mãos. É muito importante que todos saibam que esse processo precisa ser feito rotineiramente", informa o biomédico e microbiologista Maurício Miranda, responsável pelas análises laboratoriais do HMB.


Unidades do IMED


Desde 2007, A OMS incentiva campanhas como as que o IMED realizou em todas as unidades hospitalares que gerencia. Embora o dia 5 de maio seja o Dia Mundial de Higienização das Mãos, ações educativas e blitz de conscientização são comuns durante todo o ano como parte do trabalho de prevenção e qualidade.


SOBRE O IMED


Criado em 2013, o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que presta serviços na área de saúde. Desde novembro de 2023, faz a gestão do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), em São Paulo, além do Hospital Estadual de Trindade (HETRIN), do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) e do Hospital Estadual de Formosa (HEF), em Goiás. A organização é comprometida com o bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades, promovendo gestões eficientes, uso racional de recursos, investimentos em tecnologia e valorização de seus recursos humanos.

Assessoria de Comunicação do HMB


Nenhum comentário:

Postar um comentário