MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de maio de 2024

Bacelar apresenta requerimento de audiência sobre aprovação de projetos prejudiciais ao meio ambiente pelo legislativo

 


Deputado do PV alega que matérias violam direitos e garantias fundamentais, contribuindo para cenário de crise e graves consequências ambientais


O deputado federal Bacelar (PV/BA) protocolou requerimento de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça para debater violações de direitos e garantias fundamentais resultantes da aprovação sistemática de projetos prejudiciais ao meio ambiente. Para o requerente, tais matérias foram aprovadas em detrimento das que visam a adaptação e combate às mudanças climáticas, sendo também responsáveis por tragédias em todo o país.


Remetendo ao artigo 225 da Constituição Federal, o parlamentar elenca na peça diversos projetos que agravam problemas ambientais, reforçando o desafio de enfrentamento às mudanças climáticas de forma urgente, organizada e responsável pelo parlamento brasileiro.


Para a agenda, serão convidados Marcio Astrini Secretário-Executivo do Observatório do Clima, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça Presidente do IBAMA, Marjorie Kauffmann, Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul e representantes do Ministério da Agricultura, Minas e Energia e do Meio Ambiente.


“Precisamos jogar luz ao que acontece nesta Casa e no Senado. Estamos passando por cima da legislação ambiental, como se fosse uma disputa entre ambientalistas e setores produtivos, quando na verdade não deveria ser. Temos feito escolhas políticas equivocadas, especialmente, que afetam nossos recursos naturais e as consequências estão ai. A sociedade brasileira precisa cobrar todos que aceitaram que a boiada passasse por cima de nossa legislação e da proteção ambiental”, comenta o deputado, que é relator da Comissão Especial de Transição Energética - esforço para contribuir com a redução das emissões e impulsionar uma economia brasileira de baixo carbono.


A audiência, motivada pela recente tragédia no Rio Grande do Sul, apresenta também dados sobre as enchentes na Bahia e em diversas outras localidades, bem como cita incêndios florestais de grandes proporções em diversos biomas, ondas de calor recorrentes, desmatamentos e outros. O requerimento, segundo o parlamentar, serve ainda para alertar a sociedade e os pares da Câmara sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, data da ONU que trata sobre o desenvolvimento sustentável.


Um conjunto de intenções serve de pano de fundo para a aprovação de matérias que fragilizam a preservação e retrocedem na fiscalização. A flexibilização do Licenciamento Ambiental, a redução de Áreas Protegidas, a liberação de Agrotóxicos e a fexibilização do Código Floresta seriam os principais riscos apontados por Bacelar.


"É crucial reconhecer que essas catástrofes são resultado direto da falta de adaptação e combate às mudanças climáticas. Enquanto os Executivos precisam intensificar suas ações nesses campos, é alarmante notar que o Legislativo tem promovido retrocessos, adotando uma postura negacionista e irresponsável”, reforça Bacelar.


Dentre os projetos elencados no pedido estão:


PL 364/2019 - “Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa dos Campos de Altitude associados ou abrangidos pelo bioma Mata Atlântica”;


PL 2168/2021 – “Altera a Lei 12.651/2012, para considerar como de utilidade pública as obras de infraestrutura de irrigação e dessedentação animal”;


PL 10273/2018 – “Altera a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências, para adequar a incidência da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA”;


PL 1366/2022 – “Altera a descrição do Código 20 do Anexo VIII da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, acrescido pela Lei nº 10.165, de 27 de dezembro de 2000, para excluir a silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais”.


Assessoria de Comunicação/PV Nacional

Mariana Perin – Sec. de Comunicação

Tel: +55 11 97374-7338

Júlio Moreira – Assessor de Imprensa

Tel: +55 11 98698-9003

Nenhum comentário:

Postar um comentário