Empresas
que adotam medidas proativas para reduzir suas emissões de carbono e
promover a sustentabilidade ambiental são percebidas como mais atraentes
para investidores e podem se beneficiar de uma vantagem competitiva no
mercado. Além de atender às expectativas dos consumidores e da
sociedade, as práticas ESG também têm implicações financeiras
significativas.
No
mundo todo, a neutralização de carbono está emergindo como uma
prioridade para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover
um futuro mais resiliente e sustentável para nós e as futuras gerações.
Há uma conscientização cada vez maior do quanto esses gases são
prejudiciais ao meio ambiente.
Para
se ter uma ideia, o número de companhias que reportam suas emissões de
carbono é maior a cada ano. De acordo com o Centro de Estudos em
Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), 434 organizações
publicaram inventário de gases de efeito estufa no ano passado. A
quantidade é 42% maior do que em 2022, quando 305 organizações fizeram a
publicação.
Este
importante dado mostra como as empresas estão tratando o tema. Tais
inventários são essenciais para que possa ser feita a neutralização. É
com base neles que são planejadas e efetuadas as compensações dos gases
do efeito estufa.
Neutralização
de carbono refere-se ao processo de compensação das emissões de carbono
por meio de atividades que reduzem ou absorvem uma quantidade
equivalente de carbono da atmosfera. Isso pode incluir investimentos em
projetos de reflorestamento e manutenção florestal, energia renovável ou
captura de carbono. A neutralização de carbono é crucial porque ajuda a
mitigar os impactos negativos das emissões de gases de efeito estufa,
contribuindo para a estabilização do clima global.
A
comprovação das ações relacionadas à neutralização de carbono e às
práticas ESG é fundamental para garantir a transparência e a
credibilidade das empresas. Isso pode ser alcançado por meio de
relatórios detalhados, auditorias independentes e certificações
reconhecidas internacionalmente. Ao demonstrar de forma tangível seus
esforços e resultados na redução das emissões de carbono e no
cumprimento de padrões ambientais, as empresas podem fortalecer sua
reputação, aumentar a confiança dos stakeholders e impulsionar seu
desempenho financeiro a longo prazo.
A
importância disso tem sido cada vez mais difundida por conta da criação
do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa
(SBCE), uma vez que ele estabelece tetos para emissões e um mercado de
venda de títulos. Adicionalmente, temos a Resolução 193 da CVM, que
define regras para a elaboração e divulgação do relatório de informações
financeiras relacionadas à sustentabilidade.
“Estas
normas e regulações farão este movimento andar com mais rapidez. Muitas
empresas já perceberam que em um futuro não muito distante, a
neutralização de carbono será mandatória”, afirma Luiz Henrique
Terhorst, CEO e fundador do Carbon Free Brasil.
Neste
contexto, o Carbon Free aparece como uma parceira para ajudar as
empresas a encontrarem um caminho mais sustentável. E não apenas de
empresas brasileiras, mas de multinacionais que trazem este conceito de
suas operações globais. Alguns exemplos são a Sterlite, empresa indiana
de tecnologia óptica e digital; a Jeep, montadora de veículos; John
Deere, fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas; Lufthansa,
companhia aérea alemã; e a cervejaria Heineken.
“São
empresas de diversos segmentos, países e tamanhos. Mas elas têm uma
coisa em comum, a percepção de que lidar com sustentabilidade é algo que
deve fazer parte da realidade de todas as empresas”, destaca Terhorst.
“Grandes corporações estabeleceram metas ambiciosas para alcançar a
neutralidade de carbono até 2030, mas os movimentos nos mostram que não
serão apenas as gigantes que avançam na compensação de carbono. Outras
companhias já perceberam que isso já é um diferencial competitivo”,
finaliza.
Sobre o Carbon Free
O
Carbon Free Brasil foi criado com o propósito de inspirar mudanças
sustentáveis por meio da melhoria do ambiente onde vivemos e
conscientizando pessoas e empresas. Sua missão é tornar a neutralização
das emissões de CO₂ uma tarefa descomplicada e acessível a todas as
empresas por meio do crédito de carbono e ações como o plantio de
árvores. Entre os serviços oferecidos ao mercado estão neutralização de
emissões, projeto de redução de emissões e inventário de gases de efeito
estufa.
Saiba mais: https://carbonfreebrasil.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário