Executivos dos setores de e-commerce e varejo dão dicas para impulsionar vendas neste período de movimentação intensa
Imagem: Freepik
O Dia das Mães deste ano, celebrado em 12 de maio, deve movimentar mais de R$ 40 bilhões, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise. O estudo mostrou que 128 milhões de consumidores devem comprar presentes na data, considerada a segunda melhor para o varejo segundo dados da Cielo — atrás apenas do Natal.
Para se destacar entre a concorrência e aumentar o faturamento nesse período, o lojista precisa desenvolver estratégias vantajosas para o cliente, seja na forma de promoções, descontos ou soluções que melhorem a experiência de compra. Pensando nisso, executivos de setores como e-commerce e varejo reúnem três principais dicas para quem quer vender mais e melhor no Dia das Mães. Confira:
1. Seja bom no básico: invista em campanhas de marketing
O investimento em campanhas de marketing sazonais já é um caminho muito percorrido por empresas varejistas, e com razão — elas têm grande potencial de trazer benefícios.
“Datas como o Dia das Mães são uma oportunidade para que marcas possam se conectar com o seu público-alvo de forma mais direta e aumentar o engajamento. Essas campanhas podem gerar um aumento significativo nas vendas e na visibilidade no longo prazo. Ou seja, mesmo que alguns consumidores não comprem agora, vão lembrar da sua marca no futuro”, aponta Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.
No entanto, é importante que as empresas planejem essas campanhas de forma cuidadosa e estratégica, considerando o perfil do público-alvo e as particularidades da data. Investir em campanhas sazonais sem um planejamento adequado pode levar a resultados insatisfatórios e desperdício de recursos financeiros.
2. Trate bem os clientes e fique atento à experiência de compra
De acordo com uma pesquisa da New Voice Media, 58% dos consumidores não voltam a comprar de empresas onde tiveram uma má experiência, ressaltando o dever das marcas em se aprimorar no atendimento e logística, criando boas memórias na mente de seus clientes.
Em datas promocionais, como o Dia das Mães, em que as pessoas estão mais dispostas a comprar, oferecer essas experiências pode ser determinante para converter uma venda. É o que defende Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).
“É importante que as lojas analisem períodos anteriores e se programem para atender uma maior demanda, podendo ser necessário investir na contratação de mais funcionários ou oferecer mais opções de entrega de produtos, aplicando estratégias omnichannel e mantendo a excelência no atendimento”, aponta o CEO.
3. Aposte no híbrido
Diante das novas necessidades dos compradores, que utilizam canais físicos e digitais tanto para pesquisar quanto para concluir suas compras, o comércio híbrido é uma escolha acertada, já que dispõe de estratégias especiais para diversas plataformas.
O consumidor pode optar por comprar online e retirar seu produto em um ponto de venda próximo, o que garante entregas mais ágeis e com taxas de frete reduzidas; ou comprar na loja e escolher receber em casa, permitindo que ele interaja com o produto antes de definir a transação. É possível até efetuar pagamentos por meio do celular para evitar filas.
Para as lojas, o modelo híbrido permite unificar comunicações entre site, redes sociais e espaço físico, por meio de sistemas inteligentes. Isso gera mais eficiência na gestão de pedidos e uma visão mais ampla dos itens, reduzindo desperdícios e quebras de estoque.
“Quanto mais opções uma empresa puder oferecer aos consumidores, melhor. Existem diversos fatores que podem levar ao consumo e cada um deles se adequa a um tipo de experiência, que vai desde o primeiro contato com o produto até o ato de tê-lo em mãos”, aponta Andrei Dias, head de Vendas da Nexaas, Retail Tech especialista em inovação para o varejo.
O varejo híbrido proporciona uma variedade de opções aos consumidores, ao mesmo tempo que amplia as chances de conversão. Ele também aumenta a previsibilidade das vendas, viabiliza a redução de custos e aprimora a comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário