- Pesquisa Opinion Box e Serasa traça uma radiografia financeira do universo de shows musicais no país.
- 56% dos entrevistados realizam planejamento financeiro para conseguir curtir seus ídolos.
- 48% dos fãs recorrem ao cartão de crédito para poder cantar com seus ídolos.
- 59% dos entrevistados buscam opções de parcelamento sem juros.
- 62% dos brasileiros vão a pelo menos um show de artista nacional por ano.
- 27% dos entrevistados vão a pelo menos um show de artista internacional por ano.
- 70% do público afirma que o valor máximo de ingresso é de até R$300.
- 60% das pessoas têm o hábito de comprar os ingressos menos de um mês antes de data do show.
- 68% dos entrevistados gastam R$ 200, em média, com alimentos e bebidas durante os shows.
Maio de 2024 –
Bruno Mars, Iron Maiden, Twenty One Pilots são alguns dos grandes nomes
da música internacional que retornam ao Brasil nos próximos meses e
estão contribuindo para uma mudança no cenário de shows do país. Para
investigar esse ciclo de anúncios que movimenta a economia e mobiliza
multidões de fãs, a Serasa traçou uma radiografia financeira inédita
sobre o universo de shows e festivais, considerando os principais gastos
e planejamentos para os eventos de música.
Segundo
o estudo, realizado em parceria com o instituto Opinion Box, 62% dos
brasileiros têm o costume de ir, pelo menos uma vez ao ano, em concertos
de artistas nacionais e 27% se programam para ir a shows
internacionais.
Em
relação ao planejamento financeiro, 56% dos consumidores que vão a
shows sempre se planejam com antecedência, e 46% costumam poupar ou
investir algum dinheiro para destinar a esses gastos. Entretanto, 6 em
cada 10 pessoas tem o hábito de comprar os ingressos menos de um mês
antes do show acontecer.
“Temos
acompanhado um volume significativo de artistas e bandas retornando aos
palcos depois da pandemia e, paralelo aos anúncios, novos gastos dos
fãs que se encontram cada vez mais ansiosos para participar desses
reencontros”, explica Clara Aguiar, especialista em educação financeira
da Serasa. “Dessa forma, a quem gosta de frequentar esses eventos, o
ideal seria já reservar uma parcela do orçamento a esse tipo de
realização para não ser surpreendido ou agir por impulsos”.
Principais gastos com shows e festivais
De
acordo com o levantamento, 7 em cada 10 entrevistados afirmam que o
maior valor já pago para assistir a um show foi de até R$300. Da mesma
forma, outros 70% dizem que não pagariam mais do que esse valor em um
ingresso.
Durante
a realização do evento, os gastos mais comuns são com alimentação e
bebidas (68%), em uma média de até R$200 por concerto. Em relação a
shows em cidades distantes e que envolvem longos deslocamentos, os
principais gastos para quem precisa viajar são relacionados a
alimentação fora do show, hospedagem e gasolina, totalizando uma média
de até R$1.000 por pessoa.
Oportunidades de crédito para shows e festivais
No
momento da compra do ingresso, o cartão de crédito é a principal forma
de pagamento preferida pelos consumidores (48%), seguido pela
transferência via Pix. Entre quem compra com o cartão, 59% revelam
parcelar apenas se encontrar opções sem juros nas plataformas de venda.
“O
parcelamento pode ser uma boa ferramenta de organização financeira,
quando adotado com planejamento e consciência”, afirma Clara. “Dessa
forma, para evitar aquela bola de neve ao se enrolar com as várias
parcelas, o consumidor pode utilizar uma planilha para anotar todos os
gastos – com shows e outros segmentos -, e organizar os valores ao longo
dos meses”.
Abrigando
diversas oportunidades entre parceiros dos principais shows e festivais
no Brasil, a Serasa oferece um marketplace que une quem está buscando
crédito às melhores ofertas do mercado. Para saber mais sobre o Serasa
Crédito e descobrir os melhores cartões para os fãs de música, clique aqui.
Metodologia
A pesquisa Opinion Box e Serasa sobre planejamento e gastos com shows no Brasil entrevistou 1.398 pessoas, em março de 2024.
Sobre a Serasa
Com
o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa
oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde
financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.
Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário