MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de maio de 2024

1º Festival de Choro Mulheril abre inscrições para workshops gratuitos com grandes nomes do gênero em Florianópolis-SC

 

Nilze Carvalho é atração mais esperada do 1º Festival Choro Mulheril, que ocorre em junho, em Florianópolis. Foto: Valéria Martins.

1º Festival de Choro Mulheril abre inscrições para workshops gratuitos com grandes nomes do gênero em Florianópolis-SC

Além das oficinas e práticas de repertório, o festival terá shows gratuitos e abertos ao público; Uma das atrações mais esperadas é da bandolinista e compositora Nilze Carvalho.

Florianópolis-SC, 10 de maio de 2024 - Pensado para ampliar a difusão da linguagem musical do Choro, com ações de ensino, formação e atrações artísticas, a primeira edição do Festival de Choro Mulheril está com inscrições abertas até quinta-feira (16), para workshops de instrumentos solistas, percussivos e harmônicos com nomes nacionais do gênero brasileiro: Daniela Spielmann (RJ), Larissa Umaytá (DF), Angela Coltri (SP), Natália Livramento (SC) e Thayan Martins (RS).


Além das oficinas e práticas de repertório, o evento terá uma programação geral com shows gratuitos e abertos ao público, como o de Nilze Carvalho, bandolinista e compositora reconhecida internacionalmente por sua carreira na música popular brasileira. “É uma alegria e uma honra recebermos nesta primeira edição do nosso festival Nilze Carvalho, que é uma das representantes da maior grandeza da nossa música brasileira, uma artista com mais de 40 anos de carreira, referência ímpar no Choro, no samba, uma mulher instrumentista, compositora, que tanto elevou e abriu portas para que outras mulheres pudessem enxergar a real possibilidade ocupar espaços no meio musical”, diz Carol Cantelli, produtora do festival.


O evento, que ocorre de 18 a 23 de junho, é um projeto cultural do Choro Mulheril, grupo que desde 2022 contribui para que instrumentistas e compositoras mulheres conquistem seus espaços em rodas, palcos e produções musicais. No entanto, todos são bem-vindos, as inscrições estão abertas para homens, mulheres e pessoas de gênero diverso, desde que já sejam iniciados no estilo e que possuam o próprio instrumento: https://bit.ly/InscriçõesChoroMulheril. A inscrição não garante a vaga se houver alta procura e, neste caso, haverá uma seleção por meio de critérios socioeconômicos, priorizando minorias.


As aulas serão de terça (18/6) a sábado (22/6), no Centro Cultural Silveira de Souza, na região central da cidade, e em horários alternativos às aulas os alunos serão divididos em grupos para estudo de repertório com o auxílio de mentoras - integrantes do coletivo Choro Mulheril.


“O festival proporcionará, através das oficinas, acesso a novos pontos de vista e informações vindas de instrumentistas experientes com longa atuação profissional no choro”, diz Angela Coltri, idealizadora da Roda de Choro Mulheril.


A realização do 1º Festival de Choro Mulheril é garantida com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura (2023) e pela Lei Paulo Gustavo, por meio do edital 37/2023, da FCC. Apoio: À Brasileira Souvenirs, Bares Bugio, Fundação Franklin Cascaes e Mercure Hotel.


Choro Mulheril: mais que um grupo, um movimento

A Roda de Choro Mulheril é um projeto que acontece desde junho de 2022, idealizado por Natália Livramento, violão sete cordas, e Angela Coltri, flauta transversal. O movimento surgiu da necessidade de criar mais espaços de representatividade feminina na música instrumental.


O intuito desse encontro é tocar o Choro, a música popular urbana mais antiga do Brasil. E além de incentivar o protagonismo feminino, um dos propósitos da Roda é resgatar e dar visibilidade à obra de compositoras brasileiras de diferentes gerações, desde Chiquinha Gonzaga até as compositoras contemporâneas.


Atualmente o projeto conta com a participação de dezenas de mulheres que somam com seus talentos e dedicação à música: flautistas, violonistas, cavaquinistas, clarinetistas, pandeiristas, e já contou até com participações especiais de pianistas, violinistas e trombonistas.


A Roda de Choro Mulheril é um espaço construído de forma coletiva, um lugar de acolhimento, representatividade e de muita música! Ela acontece semanalmente, todos os sábados, a partir das 13h, na Centro Bugio, localizada na Victor Meirelles -112, no Centro de Florianópolis. A Roda é aberta para todes que quiserem participar e se aproximar do Choro.

Acompanhe a roda no Instagram:

https://www.instagram.com/rodadechoromulheril.


Informações à imprensa:

Marina Sartori, assessora de imprensa

marinarochasartori@gmail.com | (48) 99135-9402

Aula de sopros e instrumentos harmônicos com Angela Coltri.

Foto: Luiza Pimenta.

Contatos da assessoria

Marina Sartori

Tel: +55 48 99135-9402

E-mail: marinarochasartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário