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quarta-feira, 22 de novembro de 2023

USP é a universidade mais empreendedora do Brasil


USP é a universidade mais empreendedora do Brasil

Realizado pela Brasil Júnior, ranking avaliou mais de 100 instituições de ensino superior no país; Confederação de Empresas Juniores também lançou estudo inédito que destaca os institutos federais empreendedores


A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) divulgou, no último dia 17, em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Ranking de Universidades Empreendedoras 2023. A Universidade de São Paulo (USP) foi destacada como a universidade mais empreendedora do Brasil. 

O ranking bianual do IES Empreendedores é um estudo que classifica as universidades a partir de seis critérios de avaliação: inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização. Neste ano, foram analisadas mais de 100 instituições de ensino superior nas 27 unidades federativas do país, contando com a participação de mais de 34 mil estudantes.

“O IES Empreendedores destaca cases e iniciativas inovadoras nas universidades, impulsionando o empreendedorismo e fortalecendo a extensão. O ranking não apenas apresenta as instituições, mas também serve como fonte de inspiração e orientação para que as demais sigam os caminhos e boas práticas que o Brasil está desenvolvendo nessa temática”, disse Pedro Casé, Presidente Executivo da Brasil Júnior. 

O compromisso da instituição com o desenvolvimento do país foi enfatizado durante a análise do estudo. As ações da USP visam à formação de líderes com o objetivo de transformar o cenário nacional. Desde 2016, o movimento empresa júnior tem conduzido o Ranking de Universidades Empreendedoras, contribuindo para a melhoria da vivência universitária e da qualidade do ensino superior brasileiro. 

Confira as 11 universidades mais empreendedoras do país:

Estudo inédito destaca Institutos Federais empreendedores

A Brasil Júnior também lançou um estudo pioneiro: o Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE), que analisou mais de 30 instituições neste ano. Em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), visa observar as práticas empreendedoras na Rede Federal, proporcionando autoanálise, benchmarking e desenvolvimento colaborativo. O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) obteve a melhor análise do estudo de empreendedorismo do país, com a nota 59,43. 

“Acreditamos que a juventude pode desempenhar um papel protagonista na transformação do nosso país, reconhecendo a educação como o elemento fundamental. Assim, surge o Índice de Institutos Federais Empreendedores, com o propósito de ampliar o conhecimento sobre o ensino superior brasileiro e dar voz ao jovem que anseia participar ativamente dessa mudança”, explica Rafaella Nascimento, Líder de Educação Superior na Brasil Júnior e a primeira mulher na coordenação geral do ranking de universidades empreendedoras.  

O índice busca compreender o ecossistema dos Institutos Federais, identificando pontos de melhoria, fornecendo informações inéditas e impulsionando a postura empreendedora. O estudo também tem o objetivo de contribuir para o avanço contínuo do ensino no país.

Confira os melhores resultados dos Institutos Federais: 

Em setembro, a Brasil Júnior realizou o 30º Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), no Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 5 mil jovens universitários de todo o país para trocar conhecimento e práticas empreendedoras de inovação e impacto social. 

O projeto com os dois estudos de 2023 está disponível no site Universidades Empreendedoras.

Sobre a Brasil Júnior

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é uma organização sem fins lucrativos cuja principal missão é representar e potencializar o Movimento Empresa Júnior (MEJ) como agente de formação de lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil Empreendedor. Em 2022, o MEJ foi responsável pela formação empreendedora de cerca de 28 mil jovens espalhados pelo país e pelo faturamento de mais de R$ 87 milhões, dinheiro que é 100% investido na formação dos membros. 

Assessoria de Imprensa


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