São
Paulo, 27 de Novembro de 2023 – Em 2023, a Black Friday continua sendo
um dos eventos mais aguardados pelos consumidores brasileiros. Nesta
ocasião, tanto produtos quanto serviços são oferecidos com descontos
significativos. Para os varejistas, representa uma chance valiosa de
aumentar as vendas e capitalizar sobre o aumento do fluxo de compras.
A
TRIWI Consultora em Marketing, realizou uma pesquisa entre os dias 20 a
23 de Novembro, com mais de 15 mil consumidores e revelou que dois a
cada três entrevistados pretendem comprar produtos durante o evento. A
pesquisa aponta que o preço mais baixo é o fator mais decisivo na hora
da compra para uma em cada quatro pessoas. Os dados da Black Friday de
2023 mostraram um números interessantes.O faturamento total monitorado
até o Domingo da Black Friday foi superior a R$ 4,9 bilhões,
apresentando uma variação negativa de 14% em relação ao ano anterior.
Martins reflete que a
Black Friday de 2023 apresentou um desempenho aquém das expectativas no
Brasil, marcando uma retração significativa no comércio digital.
"Com
um faturamento total de R$ 4,9 bilhões, observou-se uma queda de 14,4%
em relação aos anos anteriores. Este declínio reflete tanto uma redução
no número de pedidos quanto uma mudança no comportamento de consumo dos
clientes. Além disso, a data registrou um número recorde de reclamações,
sinalizando desafios tanto para varejistas quanto para consumidores".
Avalia.
A
Black Friday se tornou um marco ansiado pelos consumidores no Brasil,
representando uma janela de oportunidades para adquirir produtos e
serviços com descontos significativos. Os varejistas também se
beneficiam, vendo nesse período uma chance de impulsionar as vendas e
capitalizar no aumento do fluxo de mercado.
A Black Friday foi autêntica ou acabou sendo uma "Black Fraude"?
Historicamente
no Brasil, a Black Friday ganhou a reputação de ser a "Black Fraude",
onde os preços eram inflacionados antes do evento para depois oferecer
descontos ilusórios. Na mesma pesquisa realizada pela TRIWI foi possível
reiterar o ceticismo dos consumidores, apesar dos esforços dos
varejistas para fornecer descontos reais.
Dados
mostram que 73% dos entrevistados acreditam na autenticidade das
promoções, no ano passado o número representava 67%, o que indica a
desconfiança dos consumidores em relação às promoções.
Em
relação a 2022, foi observado que os consumidores se mantiveram
interessados nas categorias de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, com
variação dos percentuais. Além disso, houve um aumento na intenção de
compra em 16 das 20 categorias analisadas pela pesquisa, com destaque
para o grupo beleza, cuidados pessoais e livros.
A
pesquisa também indicou um alto interesse e expectativa dos
consumidores pela Black Friday, com 93% planejando fazer compras, mas
somente 77% efetivamente realizaram compras. No ano passado, o número de
intenção de compra representou 96%, em relação a realização de compras,
o número se manteve o mesmo.
Ricardo
Martins acrescenta que, apesar das mudanças de atitude das empresas em
relação a descontos fictícios, ainda há casos de preços manipulados. Os
consumidores, cada vez mais informados, fazem extensas pesquisas antes
de realizar compras. Qualquer tentativa de enganar os clientes só
prejudica a relação com a marca.
Em
entrevista realizada com alguns consumidores, foram relatados percepção
de aumento de valores durante a Black Friday, Roberto Pinto comenta que
o preço da placa de vídeo que ele estava interessado em comprar
aumentou R$ 300,00 na Black Friday. Já Daniel Mello comentou que a TV
aumentou em R$ 150,00 também no mesmo período.
Sobre a TRIWI
A
TRIWI é uma agência especializada em negócios B2B. Entendemos que
construir uma marca B2B forte é o que irá ajudar, de verdade, a melhorar
a performance para novos negócios, gerar conversas reais com leads e
diferenciar sua empresa em um mercado extremamente competitivo.
Fundada
em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do
mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas,
visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento
estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.
Seus
parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e
internacional, que buscam trazer soluções que impactam positivamente os
setores em que atuam e se conectam com o que de fato é de interesse de
seus clientes e consumidores.
Sobre o fundador
Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista
em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior
Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela
ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em
companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos,
TOTVS e CNA Idiomas.
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