A Mercedes-Benz do
Brasil, devido às ações do Movimento A Voz Delas, foi a primeira
empresa a vencer a mais nova categoria do Prêmio AutoData 2023, a de
ESG, que destaca o case mais representativo ligado aos pilares Meio
Ambiente, Social e Governança. Em sua 24ª edição, este evento do Grupo
AutoData consolida-se como uma das principais iniciativas de
reconhecimento à indústria automotiva. Em evento realizado no dia 22 de
novembro, em São Paulo, capital, foram entregues troféus aos ganhadores
de 2023.
Este
ano, 64 cases de 16 categorias foram escolhidos como finalistas pelos
jornalistas da AutoData entre aproximadamente 300 concorrentes, a partir
de reportagens publicadas na revista e na agência de notícias nos
últimos 12 meses. Foram cerca de três meses de eleição aberta no site da
AutoData e também no Congresso Perspectivas 2024, elegendo assim os
vencedores entre montadoras, fornecedores e personalidades do setor.
Segundo
Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões
da Mercedes-Benz do Brasil, o Prêmio AutoData tem um significado muito
especial porque ele é resultado da avaliação e indicação de jornalistas
especializados juntamente com a votação de leitores e congressistas da
AutoData. “Ou seja, um público que conhece profundamente o setor e que
escolheu a Mercedes-Benz como referência na inédita categoria ESG, o que
demonstra que estamos no caminho certo quando avançamos em práticas de
Meio Ambiente, Social e Governança”.
Empoderamento e equidade de gênero
O
Movimento A Voz Delas foi criado pela Mercedes-Benz com o objetivo de
conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das
mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero.
Essa iniciativa está refletida em todas as suas áreas de atuação, seja
com clientes, motoristas, transportadores, colaboradores, parceiros de
negócios e a sociedade como um todo, reforçando o empoderamento das
mulheres em todas as áreas em que atuam.
“Essa
ação da nossa marca nos traz muito orgulho, satisfação e alegria. Além
disso, o Movimento reafirma o compromisso da Mercedes-Benz com os
princípios ESG, o que envolve a qualidade de vida, saúde e segurança de
quem leva cargas e passageiros por todos os cantos desse imenso país
continental. Ouvimos a vozes das mulheres, a fim de entender e atender
suas expectativas e necessidades”, diz Jefferson Ferrarez.
Os
pilares Meio Ambiente, Social e Governança da estratégia ESG fazem cada
vez mais parte do dia a dia da Mercedes-Benz do Brasil, refletidos em
múltiplas e diversificadas ações e iniciativas. “Os caminhões e ônibus
da marca carregam o propósito de mover o mundo, transportando pessoas e
cargas. Além disso, com base no ecossistema do transporte responsável e
na mobilidade sustentável, a Empresa também está sempre atenta às
diversas demandas da sociedade”, afirma Jefferson Ferrarez.
Ouvir mulheres e encontrar maneiras de transformar suas realidades
O
Movimento A Voz Delas nasceu com o propósito de ouvir as histórias de
mulheres que trabalham nas estradas e nas cidades, visando encontrar
maneiras de transformar suas realidades. “Afinal, quem faz o transporte
de cargas e de passageiros acontecer merece receber atenção e encontrar
mais segurança, respeito e dignidade e também melhores condições no seu
percurso”, diz Ebru Semizer, gerente sênior de Pós-Vendas
da Mercedes-Benz do Brasil. “Para que essa voz seja cada vez mais forte,
precisamos que mais pessoas e parceiros juntem-se a nós”.
O
Movimento A Voz Delas teve início em 2019, com a reforma de banheiros
em um posto de combustível em Cachoeira Alta, no interior de Goiás. Era o
primeiro passo de uma longa jornada.
De
lá para cá, diversas ações foram realizadas, como rodas de conversas,
programas, ações de estrada pelo País em postos de combustível,
engajamento de empresas do setor e também a transformação de sonhos em
realidade, como a promoção “Na direção dos seus sonhos”, na qual as
mulheres ganham a troca de categoria das habilitações profissionais
combinado a cursos de formação, permitindo assim o início de uma nova
fase em suas vidas.
Na
última Fenatran, além de ações de conhecimento e conteúdo durante a
semana, foi apresentado o Actros Estrela Delas, um caminhão que teve a
participação de centenas de mulheres durante o processo de criação. Este
caminhão foi desenhado e fabricado por elas e para elas, com uma série
de customizações que o transformaram em um caminhão exclusivo.
No
último mês de outubro, com a participação e apoio de vários parceiros, o
Movimento A Voz Delas iniciou, pela 3ª vez, a “Caravana Todos Juntos",
iniciativa que abriga duas importantes campanhas nacionais, a do Outubro
Rosa e a do Novembro Azul, levando conscientização sobre saúde, além de
conhecimento e oportunidades para quem vive na estrada. Para isso, uma
carreta estande foi equipada com recursos para o atendimento aos
profissionais do volante e cristais. São disponibilizados exames de
medição de glicemia, pressão e temperatura, além de orientações sobre
diabetes e pressão alta. Para as mulheres, são compartilhadas dicas de
autoexame da mama e para os homens há ainda informações sobre os
cuidados com o câncer de próstata. As paradas ocorrem em pontos de
paradas dos parceiros do Movimento A Voz Delas, sempre às margens de
rodovias.
“Além
do atendimento de saúde, na Caravana Todos Juntos temos rodas de
conversas sobre temáticas importantes, conexões entre transportadores
locais e profissionais do transporte e outras atividades que levam então
saúde e conhecimento pelas estradas do Brasil”, destaca Ebru Semizer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário