MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

LANÇAMENTO TOPBOOK

Você

LANÇAMENTO TOPBOOKS

 

Jorge Alberto Costa e Silva

 

Um astrônomo da mente

 

de Fernanda Mello Gentil

 

 

 Há um conceito proposto por Pierre Bourdieu e aprofundado por David Lambert que define o significado de “notável”. Aplica-se ao indivíduo que, além de atingir um lugar de inquestionável destaque no meio que o cerca, extrapola os limites de sua atividade profissional, condição socioeconômica, posição política ou nível cultural. Essa condição de “notabilidade” decorre da construção em torno de sua figura, no imaginário coletivo, de um valor hierárquico superior aos demais. Um indivíduo “notável” é percebido como capaz de “construir pontes” entre pessoas e instituições, no sentido do bem-estar coletivo, do crescimento e da inovação, beneficiando não apenas aos seus, mas a todos que o cercam. Através de sua reputação, poder e articulação, o “notável” funciona mais que tudo como um elo entre o seu meio de origem e o que existe além dele.

          A definição se aplica claramente a Jorge Alberto Costa e Silva, apresentado como um “astrônomo da mente” no título deste livro de Fernanda Mello Gentil, onde narra as memórias e reflexões do brilhante psiquiatra brasileiro, assim como mostra o alcance de suas contribuições. É, portanto, um retrato biográfico que pretende apresentar ao público em geral esse intrépido homem de ciências que lançou suas ideias pelo mundo. Temos a sorte, como leitores, de fazer um sobrevoo de sua carreira, descobrir como se tornou um “astrônomo da mente”, e usufruir um pouco do que ele viveu e aprendeu ao longo de seu exercício da medicina. As memórias de Jorge Alberto descortinam uma carreira fascinante, e intricadamente relacionada à história da psiquiatria dos últimos sessenta anos.

Essa biografia permite ao leitor visitar a infância e a adolescência do psiquiatra, as descobertas no início da carreira, e o segue enquanto ele envereda por várias vertentes no campo da medicina: a clínica, a pesquisa, o magistério e a gestão de saúde. Com cabeça de pioneiro e disposição incansável, Jorge Alberto viajou por mais de uma centena de países, realizou diversas pesquisas relevantes, tornou-se diretor da Organização Mundial da Saúde e presidente da Associação Mundial de Psiquiatria, entre outros feitos.

Apesar da bem-sucedida carreira internacional, Jorge Alberto sempre se dedicou ao seu país: Professor Titular da UERJ, ali criou o Programa Internacional de Psiquiatria que marcou o início da participação da psiquiatria brasileira no cenário mundial. Foi igualmente responsável pela criação do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, que assiste à população de baixa renda, e que, em sua homenagem, ganhou o nome de Serviço de Psiquiatria Prof. Dr. Jorge Alberto Costa e Silva. Duas vezes vice-presidente da Academia Nacional de Medicina, foi eleito presidente dessa instituição para o biênio 2017-2019. Recebeu prêmios no Brasil, Portugal, Estados Unidos, e na França a Legião de Honra. No momento, faz parte do comitê organizador – em Portugal – da primeira faculdade de medicina com diploma europeu, focada na medicina do futuro, e atua também como membro de conselhos científicos de inúmeras instituições universitárias, culturais e privadas.

Jorge Alberto Costa e Silva – Um astrônomo da mente traça um panorama significativo de uma singular carreira na ciência, além de abordar as inquietas reflexões engendradas por ele sobre saúde mental, o psiquismo humano, os desafios da inteligência artificial, sempre com rara capacidade de romper fronteiras. Os leitores ficarão hipnotizados por essa vida inspiradora.

É esse o meu testemunho, o de um amigo que já viu Jorge Alberto, figura ímpar de nossa medicina, abrir portas para gente de qualquer idade, nos quatro cantos do planeta, e dialogar – sem intermediários – com as mais importantes lideranças médicas, culturais, empresariais e políticas do país e do exterior. Um “notável”.

GILBERTO SCHWARTSMANN  

          

SINOPSE

 

Jorge Alberto da Costa e Silva / Um astrônomo da mente                  339 págs. / R$83,90

   Fernanda Mello Gentil                                                                     ISBN: 978-65-5897-025-5

— Médico com especialização em psiquiatria, o carioca Jorge Alberto Costa e Silva é uma lenda entre seus pares – não só pela brilhante carreira profissional como também por suas realizações, no Brasil e no exterior, a favor da pesquisa científica e da democratização do acesso do público às mais avançadas tecnologias no campo da saúde física e mental. Embora já tenha alcançado o alto reconhecimento da universidade nacional e estrangeira pela abrangência de seu conhecimento, nunca pensou em aposentadoria: presidiu a OMS, a Academia Nacional de Medicina e a Associação Internacional de Psiquiatria, e continua a viajar mundo afora, com entusiasmo juvenil, para participar de seminários sobre novidades da medicina, na condição de conselheiro de agências governamentais e consultor dos mais renomados laboratórios farmacêuticos, cujas pesquisas sugere e orienta. Este belo livro de memórias, resultado de longas conversas com a jornalista Fernanda Mello Gentil, é uma introdução oportuna à vida e às ideias de Jorge Alberto, pensador cosmopolita de rara inteligência e vasto saber. Com prefácio de Silvano Raia, texto de apresentação (orelhas) de Gilberto Schwartsmann e um caderno de fotos de 16 páginas.

SERVIÇO

 

Jorge Alberto Costa e Silva / Um astrônomo da mente  

Autor: Fernanda Mello Gentil  

Prefácio de Silvano Raia

Texto de orelhas de Gilberto Schwartsmann

Formato: 16,0cm x 23,0cm 

339 páginas / R$ 83,90

ISBN: 978-65-5897-025-5

Caderno de fotos de 16 páginas

Capa: Miriam Lerner / Equatorium Design

Foto da capa: Gabriel Costa e Silva

Topbooks Editora e Distribuidora de Livros Ltda.

Rua Visconde de Inhaúma, 58 / sala 203

Centro – RJ / CEP: 20091-007

Tels.: (21) 2233.8718 / 2283.1039 topbooks@topbooks.com.br www.topbooks.com.br

Estamos também no FACEBOOK e no INSTAGRAM

Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário