Levantamento com 2.000 marcas traz um raio-x inédito sobre a data
São Paulo, novembro de 2023 – A CRM&BONUS, a maior empresa de giftback do mundo, fez um levantamento detalhado sobre a Black Friday para provar com números porque a data, importada da tradição americana, se tornou uma das mais relevantes do ano para o varejo brasileiro. A importância vai bem além da expansão momentânea de vendas. Trata-se de um período estratégico para dois temas-chaves para o varejo: aquisição de novos clientes e fidelização de base.
Os dados analisados de 2022 evidenciam que, na comparação com os seis meses anteriores ao mês de novembro, o varejo identifica na média 15% a mais de clientes novos durante ao mês de Black Friday (novembro). Desses, 36% voltam a comprar após seis meses, ou seja, permanecem ativos. “A Black Friday é uma data de extrema relevância para atrair novos clientes e fidelizar os existentes. Os dados aos quais temos acesso mostram isso”, afirma Gustavo Gadotti Duwe, Diretor Comercial da CRM&BONUS.
O estudo acompanhou as vendas totais de 2.000 marcas clientes da CRM&BONUS na solução de giftback, que movimentaram quase R$ 900 milhões durante o mês de novembro, em 1,65 milhão de transações. Somente a CRM&BONUS consegue produzir esse tipo análise devido à profundidade de sua relação com o varejo e, ao mesmo tempo, ao seu alcance e capilaridade. Além da presença no varejo online, esses 2.000 clientes estão espalhados pelo Brasil em cerca de 35 mil pontos de venda. A CRM&BONUS tem acesso a uma base de 54 segmentos diversos de varejo.
Entre os Top10 segmentos responsáveis pela maior representatividade de faturamento, estão: Moda Feminina (26,5%), Joalheria (18%), Moda Unissex (13%), Moda Masculina (9,7%) e Calçados Femininos (9,6%), Moda Íntima (7,5%), Ótica (6,1%), Esportivo (4,3%), Calçados Unissex (3,5%) e Cosméticos (1,9%).
Segunda chance
Outro ponto que torna a data altamente estratégica é a reativação de clientes antigos, que já compraram com uma determinada marca, mas estavam há algum tempo sem fazer compras. Da base total de compradores que já possuíam cadastro nas marcas e fizeram novas aquisições durante o período promocional, 61% deles estavam há mais de 12 meses sem novas transações. Fica claro, portanto, que é uma segunda chance para o varejo cativar e reter um consumidor de alto potencial.
“A partir da nova compra, há um cliente disposto a voltar durante o resto do ano que não estava consumindo os produtos daquele lugar. Esse cliente é de cinco a seis vez mais barato de atrair novamente do que aquele de primeira compra”, conta Duwe, da CRM&BONUS.
O nome é Black Friday, mas Sábado é o Rei
O levantamento da CRM&BONUS também observou outros dois padrões de compras na Black Friday de 2022, e que devem seguir se repetido nos próximos anos: as compras estão começando antes mesmo da data e o sábado é estrela da semana. Ano passado, a data aconteceu nos dias 25 (sexta) e 26 (sábado). Em sequência, os dias mais importantes foram 26 (sábado), 25 (sexta), 19 (sábado), 12 (sábado) e 5 (sábado).
Do total de vendas do mês, os sábados de novembro representam 26% de todo o volume, número maior ao padrão encontrado nos seis meses anteriores a novembro, de 22%. “É necessário que as marcas se preparem cada vez mais não somente para a data, mas para o mês. Quanto mais informações tiverem para a assertividade de suas ações, melhor. A CRM&BONUS tem a inteligência necessária para essa atuação cirúrgica e efetiva”, ressalta o executivo.
Sobre a CRM&BONUS
A CRM&BONUS é uma empresa de tecnologia fundada em 2018, especializada em soluções para crescimento de empresas por meio de incentivos positivos. Sua ferramenta de giftback foi adotada por mais de 2.000 grandes marcas. Criada por Alexandre Zolko, Luiz Fernando Dias Guedes e Eduardo Vieira, a companhia conta com um portfólio completo de serviços para relacionamento inteligente com clientes (CRM), como giftback, serviço de whatsapp com marca autenticada, gestão de loja e digitalização de vendedores e ativação de carrinho abandonado. Com um time de quase 300 especialistas, a CRM&BONUS trabalha desde a fidelização até a aquisição de novos clientes por meio da plataforma Vale Bonus. Está presente em mais de 35.000 pontos de vendas e já alcançou mais de 100 milhões de pessoas (mais da metade da população adulta do país) apenas com sua solução de bonificações. Desde 2021, quando foi avaliada em R$ 1 bilhão, a companhia conta com os fundos Softbank, Riverwood Capital, Igah Ventures e Volpe Capital como acionistas. Para informações detalhadas, confira em https://www.valebonus.com.br e mais em https://www.crmbonus.com.br/
Atendimento CRM&BONUS
Graziella Valenti – graziella.valenti@nectarc.com.br - +55 11 99606-5816
Lucas Domenico – lucas.domenico@nectarc.com.br - +55 11 95901-6746
lucas.domenico@nectarc.com.br (11) 94507-8963
Lucas DomenicoCRM&BONUS desvenda a Black Friday: importância vai muito além do aumento das vendas
Levantamento com 2.000 marcas traz um raio-x inédito sobre a data
São Paulo, novembro de 2023 – A CRM&BONUS, a maior empresa de giftback do mundo, fez um levantamento detalhado sobre a Black Friday para provar com números porque a data, importada da tradição americana, se tornou uma das mais relevantes do ano para o varejo brasileiro. A importância vai bem além da expansão momentânea de vendas. Trata-se de um período estratégico para dois temas-chaves para o varejo: aquisição de novos clientes e fidelização de base.
Os dados analisados de 2022 evidenciam que, na comparação com os seis meses anteriores ao mês de novembro, o varejo identifica na média 15% a mais de clientes novos durante ao mês de Black Friday (novembro). Desses, 36% voltam a comprar após seis meses, ou seja, permanecem ativos. “A Black Friday é uma data de extrema relevância para atrair novos clientes e fidelizar os existentes. Os dados aos quais temos acesso mostram isso”, afirma Gustavo Gadotti Duwe, Diretor Comercial da CRM&BONUS.
O estudo acompanhou as vendas totais de 2.000 marcas clientes da CRM&BONUS na solução de giftback, que movimentaram quase R$ 900 milhões durante o mês de novembro, em 1,65 milhão de transações. Somente a CRM&BONUS consegue produzir esse tipo análise devido à profundidade de sua relação com o varejo e, ao mesmo tempo, ao seu alcance e capilaridade. Além da presença no varejo online, esses 2.000 clientes estão espalhados pelo Brasil em cerca de 35 mil pontos de venda. A CRM&BONUS tem acesso a uma base de 54 segmentos diversos de varejo.
Entre os Top10 segmentos responsáveis pela maior representatividade de faturamento, estão: Moda Feminina (26,5%), Joalheria (18%), Moda Unissex (13%), Moda Masculina (9,7%) e Calçados Femininos (9,6%), Moda Íntima (7,5%), Ótica (6,1%), Esportivo (4,3%), Calçados Unissex (3,5%) e Cosméticos (1,9%).
Segunda chance
Outro ponto que torna a data altamente estratégica é a reativação de clientes antigos, que já compraram com uma determinada marca, mas estavam há algum tempo sem fazer compras. Da base total de compradores que já possuíam cadastro nas marcas e fizeram novas aquisições durante o período promocional, 61% deles estavam há mais de 12 meses sem novas transações. Fica claro, portanto, que é uma segunda chance para o varejo cativar e reter um consumidor de alto potencial.
“A partir da nova compra, há um cliente disposto a voltar durante o resto do ano que não estava consumindo os produtos daquele lugar. Esse cliente é de cinco a seis vez mais barato de atrair novamente do que aquele de primeira compra”, conta Duwe, da CRM&BONUS.
O nome é Black Friday, mas Sábado é o Rei
O levantamento da CRM&BONUS também observou outros dois padrões de compras na Black Friday de 2022, e que devem seguir se repetido nos próximos anos: as compras estão começando antes mesmo da data e o sábado é estrela da semana. Ano passado, a data aconteceu nos dias 25 (sexta) e 26 (sábado). Em sequência, os dias mais importantes foram 26 (sábado), 25 (sexta), 19 (sábado), 12 (sábado) e 5 (sábado).
Do total de vendas do mês, os sábados de novembro representam 26% de todo o volume, número maior ao padrão encontrado nos seis meses anteriores a novembro, de 22%. “É necessário que as marcas se preparem cada vez mais não somente para a data, mas para o mês. Quanto mais informações tiverem para a assertividade de suas ações, melhor. A CRM&BONUS tem a inteligência necessária para essa atuação cirúrgica e efetiva”, ressalta o executivo.
Sobre a CRM&BONUS
A CRM&BONUS é uma empresa de tecnologia fundada em 2018, especializada em soluções para crescimento de empresas por meio de incentivos positivos. Sua ferramenta de giftback foi adotada por mais de 2.000 grandes marcas. Criada por Alexandre Zolko, Luiz Fernando Dias Guedes e Eduardo Vieira, a companhia conta com um portfólio completo de serviços para relacionamento inteligente com clientes (CRM), como giftback, serviço de whatsapp com marca autenticada, gestão de loja e digitalização de vendedores e ativação de carrinho abandonado. Com um time de quase 300 especialistas, a CRM&BONUS trabalha desde a fidelização até a aquisição de novos clientes por meio da plataforma Vale Bonus. Está presente em mais de 35.000 pontos de vendas e já alcançou mais de 100 milhões de pessoas (mais da metade da população adulta do país) apenas com sua solução de bonificações. Desde 2021, quando foi avaliada em R$ 1 bilhão, a companhia conta com os fundos Softbank, Riverwood Capital, Igah Ventures e Volpe Capital como acionistas. Para informações detalhadas, confira em https://www.valebonus.com.br e mais em https://www.crmbonus.com.br/
Atendimento CRM&BONUS
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