No
contexto corporativo, muito se fala sobre a necessidade do colaborador,
seja ele estagiário, jovem aprendiz ou efetivo, de “vestir a camisa” da
contratante. Vários são os aspectos relacionados a isso, ligados
diretamente à motivação de cada indivíduo. Para saber qual é a percepção
da juventude quanto a esse assunto, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa e perguntou: “o que é mais necessário uma empresa ter para brilhar seus olhos?”.
O
levantamento contou com a participação de 11.690 respondentes e,
desses, 69,3% - 8.107 - consideram como mais relevante a possibilidade
de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Para Vitor Santos,
recrutador do Nube, a preferência por essa alternativa se dá porque,
quando é oferecida essa oportunidade, é demonstrado ao time preocupação e
reconhecimento de sua evolução. “O conhecimento produzido poderá ser
utilizado pelos talentos, tanto naquela experiência, quanto em outras,
possibilitando perspectivas futuras mais claras”, explica.
Em
segundo lugar, com 15,5% (1.808) dos votos, o principal objetivo é
atuar em um ambiente capaz de estimular satisfação e realização pessoal.
Santos revela: “diversos pontos podem levar a esse resultado, como
disponibilização de cursos, treinamentos, premiações, participação em
eventos de inovação, conscientização e saúde e etc. Certamente, é
preciso se preocupar com esses tópicos. A geração atual procura não só
boas remunerações, mas identificação e valorização. Todo capital
destinado pela organização a suas equipes é revertido em indivíduos mais
capacitados, contentes com suas funções e capazes de realizarem suas
demandas com mais qualidade”.
Para
outros 8,2% (951), uma boa imagem e reputação no mercado é a condição
decisiva. “Atualmente estamos na era das redes sociais e dos
influenciadores. Por isso, estar envolvido com uma instituição de
renome, sólida e coerente é sinônimo de sucesso e boas escolhas”,
comenta o recrutador. Investimentos em novas tecnologias foi elencada
como a principal fonte de engajamento para 5% (588) dos participantes.
Esse fator deve ser considerado porque “comprova a atenção da marca em
se aperfeiçoar e proporcionar processos com mais agilidade, favorecendo
novos aprendizados aos envolvidos”, diz.
Por
fim, apenas 2% (236) querem uma chance de rápida promoção para ocupar
um cargo de liderança. “O plano de carreira bem construído ainda é
relevante, porque deixa clara a estrutura robusta e sólida da
corporação. No entanto, a transição entre posições pode levar alguns
anos, deixando a impaciência florescer, pois esse grupo está acostumado
ao imediatismo nas respostas e troca de informações. Logo, as entidades
podem e devem pensar em alternativas para possibilitarem outros tipos de
crescimento, como as premiações, pequenos aumentos no pagamento, entre
outras medidas mais imediatas”.
Assim,
Santos orienta os líderes a tornarem as companhias mais atrativas na
visão dos mais novos. “Hoje, para uma empresa se tornar o local dos
sonhos não basta mais só oferecer bons benefícios financeiros, há a
exigência de ser politicamente consciente de suas ações e interferências
na sociedade e meio ambiente. É preciso ser um empreendimento
preocupado com a redução de poluição, validando a ciência, além de
promover a inclusão de pessoas e estar presente não só vendendo seus
produtos e serviços, mas também com ações sociais”, conclui.
Fonte: Vitor Santos, recrutador do Nube
Serviço: Jovens almejam possibilidade de desenvolvimento profissional, aponta estudo
Sobre o Nube
Desde
1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo
o país. Possui mais de 14 mil empresas clientes, 21 mil instituições de
ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,1 milhão de
estagiários e 34 mil aprendizes no mercado de trabalho. Também
administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e
aprendiz por meio de relatórios de atividades.
Anualmente,
são realizadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2
milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,5 milhões de jovens
cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de
oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos
cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.
O Nube também está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo e YouTube. Com
a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de
processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O
cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário