MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de julho de 2020

COLUNA MALH FINA / JORNAL A REGIÃO - 25/07/2020

Bebeto é Geraldo amanhã

Vai esperar deitado quem acha que Jaques Wagner vai deixar seu mandato no Senado para virar secretário de Rui. Bebeto, que é o suplente, vai repetir o finado Geraldo Limões, que passou 8 anos anunciando que "vai ocupar uma importante secretaria"...

Se nem os amigos aprovam...

Mesmo sendo da base de Rui Costa (PT), o deputado Jânio Natal detonou o secretário da Saúde Precária da Bahia, Fabinho Vida Boa. A principal crítica foi por proibir os médicos do SUS de usar cloroquina, ivermectina e azitromicina no tratamento do Covid-19.


Está usando escondido?

Vida Boa diz que não existem provas de que os remédios funcionam, mas não explica por que o Governo do Estado comprou 1 milhão de comprimidos de cloroquina se não vai usar. Jânio lembrou que, mesmo sem "prova", o remédio vem salvando vidas em outros estados.



O carcereiro da Bahia

O tiranete da Bahia, Rui Chaves, continua insistindo em decretar a prisão semi-aberta para cidades inteiras, sem qualquer base científica nem jurídica. No regime semi-aberto, o detento pode sair para trabalhar durante o dia e fica proibido de sair à noite.

Vai parar no MP

A Prefeitura de Ilhéus pagou mico ao alegar que o corte das árvores da Avenida Soares Lopes estava "previsto no projeto e na licença ambiental da nova ponte". Não estava. Nunca esteve. O movimento Preserva Ilhéus provou isso com a planta e o projeto da ponte.

Ai, que vontade de morrer

A Bahia já tinha Odorico Paraguassú, o prefeito da novela O Bem Amado que não conseguia inaugurar o cemitério da cidade. Agora tem Marcelo Angênica, o prefeito de Itamaraju. Ele disse que o novo cemitério é tão bom que “vai dar vontade de morrer”. Lá ele...


Prisão de vendas vai durar

Apesar das previsões furadas, a reabertura do comércio de Ilhéus não fez "o coronavirus e as mortes explodir". Nem a de Itabuna. Mas os quatro meses de paradeiro vão deixar um rastro de demissões e falências das quais Itabuna não vai se curar tão cedo.

Quatro meses perdidos

A cidade podia ter reaberto seu comércio em abril se o prefeito não tivesse sumido, se ele tivesse usado os R$ 68 milhões enviados pelo Ministério da Saúde para implantar UTIs, contratar médicos, comprar respiradores e remédios. Se a cidade tivesse gestão.



Até que enfim, TCE!

teatro candinha O Tribunal de Contas do Estado comprovou o que a gente sempre soube. O relatório diz que a licitação do Teatro Municipal foi direcionada para a Ebisa, empresa amiga de Cuma que ganha tudo com ele. Também que houve "sobrepreço" de R$ 1,2 milhão.

Cuspe e barbante

A obra foi tão "bem feita" que, com apenas 8 meses de inaugurado, uma parte do teto despencou sobre uma turma de formandos e só não matou vários por muita sorte. O TCE não cita, mas o auditório, que no projeto teria 800 lugares, "encolheu" e ficou com 597.

Chegando de mansinho

O "sumiço" dos candidatos a prefeito de Itabuna deixou o caminho aberto para um nome novo que saiba trabalhar. Aos poucos, comendo pelas bordas, Enderson Guinho vem pegando apoios para ser esse nome. Melhor ficar de olho. Não diga que não avisamos.

Chapa Castromões

Os petistas locais vão explodir de raiva, mas existe um movimento, lá em Salvador, que é quem manda na manada, em lançar Augusto Castro como candidato de Rui Costa, com o finado Geraldo Limões de vice. A idéia é apostar no (não tão) novo e agradar Otto



Chapa Azegusto

Outra opção que tem a simpatia de Rui é convencer Azevedo, que hoje está no PP da base aliada, a ter como vice Augusto e oferecer uma secretaria para Sonso Gomes, para garantir apoio de Cuma. O problema é que o PSD de Augusto hoje é muito maior que o PT.

O Ba-Vi dos partidos

O PSD de Otto tem mais de 100 prefeituras e o PP de João Leão idem. O PT virou partido nanico, com meia dúzia de prefeituras e previsão de perder a maioria delas. Vai dar muita sorte se os dois times mandantes oferecerem uma vaga no banco em 2022.

Vem surpresa por aí

O PSD deve insistir no lançamento de Augusto Castro, até pelo desempenho razoável na eleição passada, à frente de Azevedo e muuuiiito à frente de Geraldo. O vice com certeza não será nenhum dos dois, nem Mangabeira. Pode ser um "não político" de credibilidade.



Perrengue de alunos

Só depois de muita cobrança aqui em A Região, em outros veículos de imprensa e das redes sociais o tiranete da Bahia, Rui Costa (PT), mandou liberar a terceira parcela do vale-alimentação para estudantes. Mas tem muita gente dizendo que não recebeu a segunda.

Ainda sai no lucro

O tiranete divulga o benefício como se fosse um esforço extra de seu governo para ajudar os alunos estaduais. Mas o custo é bem menor do que o gasto com a merenda escolar quando as escolas estão abertas. Fora a economia com elas fechadas por tanto tempo.



Estatística de hospício

O secretário de Saṹde Suspeita da Bahia, Fabinho Vida Boa, continua sem explicar as contas malucas da Sesab do coronavirus. Na maioria das cidades a Sesab divulga śo um terço dos casos ativos registrados pelas prefeituras. Mas o dobro de mortos.

Matemática petista

Alguns secretários dizem que a Sesab está somando mortos informados pelo município com os informados de forma avulsa pelos hospitais. Ou seja, está contando o mesmo cadáver duas vezes. É o milagre petista da multiplicação dos mortos.

Seu Zé sabe mais

Já nos casos ativos não existe explicação. Enquanto Itabuna informa, por exemplo, 2 mil casos, a Sesab diz que são 300 e poucos. E olha que a conta é super fácil: o número de casos totais, menos o de curados, menos o de óbitos. A Sesab não passa no Topa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário