MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de julho de 2020

Candidato à presidência da Câmara, deputado distribui anéis banhados a ouro e prata


Candidato à Presidência da Câmara distribui anel banhado a ouro a ...José Carlos Werneck
Candidato à presidência da Câmara e presidente da bancada da bala, o deputado Capitão Augusto do PL de São Paulo está distribuindo dois modelos de anéis aos colegas, um banhado a ouro e outro de prata. Ele  afirma que pagará a oferta do próprio bolso e teve a ideia de entregar os presentes quando foi “muito elogiado” ao desfilar pelo plenário com adereço dourado, que carrega  a inscrição “Poder Legislativo” e o desenho arquitetônico  do Congresso Nacional.
Essa atitude de gosto para lá de discutível do parlamentar paulista foi publicada pela revista “Veja” e pelo jornal O GLOBO,a quem  o  deputado deu mais detalhes sobre o assunto. Empenhado desde janeiro na disputa pela sucessão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia , ele afirma que não há intenção eleitoral.   
DE PRESENTE – “No mandato passado eu tinha feita um anel para mim, personalizado, da Câmara dos Deputados. Ficou muito bonito mesmo. Um amigo meu faz esse tipo de anel. E aí, lá na Câmara, vários parlamentares viram e quiseram. Mas eu não ia cobrar deles. Então dei de presente para os meus amigos esses anéis”. 
 O parlamentar diz que distribuiu o modelo banhado a ouro a “uns dez deputados” , após pagar do próprio bolso, mas não viu até agora ninguém usando o presente. Já a versão de prata será distribuída a quem aderir à Frente Parlamentar dos CACS (Colecionadores, Atiradores e Caçadores). Ele calcula que serão mais de 80.
Eu pensei: vou fazer um anel (para os apoiadores dos CACS). Mas será só de prata, não é banhado a ouro. Mandei um e-mail para os deputados para que informassem a numeração dos anéis para poder presentear. Tem que ter numeração, não tem jeito. Anel apertado não serve.
OUTROS AGRADOS – Capitão Augusto costuma dar outros presentes aos colegas. Já distribuiu canetas em formato de arma e prendedores de gravata em formato de fuzil.
Vincularam (os anéis) à minha candidatura à presidência da Câmara. Me falaram assim: “Poxa, você está distribuindo anel”. Eu respondi: “Gente, se fosse tão fácil assim de ter voto com um simples anel de prata qualquer um seria presidente da Câmara”. Isso daí é só cortesia. É pela consideração pessoal com os deputados.
Perguntado sobre o custo do objeto, ele despistou: “Não vou falar nem a questão do custo porque é presente. Mas não é caro. É barato. É muito bonito, vou mandar uma foto para você porque é muito bonito mesmo”.
MAU GOSTO – Um dos que recusaram a “cortesia” do anel banhado a ouro foi Hugo Leal ,do PSD do Estado do Rio de Janeiro, que integra a Frente Parlamentar de Segurança.  “Essa oferta do anel já circulou na Câmara no ano passado, não me lembro se foi o Capitão Augusto que ofereceu. Mas declinei na outra ocasião e declinei de novo agora”.
Para o deputado Marcelo Freixo do PSOL  a cortesia de Capitão Augusto é de “”um mau gosto ético e estético”.
CASO ANTIGO – Realmente era só o que faltava. E o episódio me fez lembrar a frase de um famoso e poderoso coronel nordestino dos anos 1950 e 1960,pai de conhecidos políticos,que declarava em alto e bom som:
“Deproma prá meus fios eu só do de deputado federal e senador!  O fulano (referindo-se a um de seus filhos, que não gostava de política), só não tem porque não quer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário