No último domingo, 24 de novembro, 2.464 candidatos foram convocados para a segunda fase do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que abordou a produção textual.
A etapa de produção textual da UFPR se diferencia de outros vestibulares, como o Enem, por pedir três textos pequenos com temáticas e gêneros textuais diferentes. Neste ano, a primeira questão abordou a composição de texto narrativo com base em um trecho de uma história em quadrinhos; a segunda pediu que os vestibulandos resumissem um texto sobre precarização do trabalho; e a última pediu um texto reflexivo sobre a crônica “A sociedade líquida”, do filósofo Umberto Eco. Para o professor de Redação do Curso Positivo, Gabriel Félix, a questão número um, em que o candidato precisava recontar e terminar uma história em quadrinho, foi a mais surpreendente da prova. “A questão deixou uma primeira impressão de surpresa, mas ela é coerente com questões que a instituição vem cobrando”, expõe ele. “Nesta questão, coube ao aluno fazer a transposição da linguagem visual dos quadrinhos para a linguagem verbal, fazendo uma espécie de paráfrase da história. E, além disso, ele precisava continuar a história, dando um desfecho para o que foi apresentado”, explica. As outras duas questões da prova seguiram a linha tradicional dessa segunda fase do processo seletivo. “O resumo tem uma finalidade presente em todos os anos: avaliar se o candidato compreende um texto e é capaz de sintetizar o conteúdo dele”, conta Félix. “Foi um texto bem interessante, sobre um tema atual, ‘A uberização das relações de trabalho’, então o aluno tinha que reconhecer a tese do autor a respeito do tema e os fundamentos que levaram o autor a pensar dessa maneira”. Na terceira e última questão, a prova pediu para o aluno se posicionar e argumentar perante um tema. “Dessa vez, o texto base foi um trecho de Umberto Eco, a introdução de um livro do escritor em que ele faz um comentário a respeito da modernidade líquida. Nesse comentário, Eco termina o trecho com uma pergunta sobre o que poderá substituir essa liquefação. Então o candidato deveria dar uma resposta a essa questão e trazer o fundamento e a argumentação necessária para defendê-la”, explana o professor. Sobre o Curso Positivo Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular - algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino. MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS 41 3026-2610 / 41 99684-9880 / 41 99196-7701 / 41 99135-9541 (WhatsApp) centralpress@centralpress.inf.br www.centralpress.com.br |
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segunda-feira, 25 de novembro de 2019
Segunda fase de vestibular da UFPR surpreende com questão de história em quadrinhos
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