MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

MM Gerdau tem programação intensa nos últimos dias de novembro

MM Gerdau

Entre os destaques da programação de novembro estão a última edição do ano do projeto "Uma Tarde no Museu: Brinquedos e Brincadeiras"
É por meio de uma extensa e diversificada programação cultural que o MM Gerdau busca transformar seu espaço em um local que faça parte do cotidiano dos mais diversos públicos. Uma das diretrizes que norteia o calendário de atividades é a preocupação em proporcionar ações que abracem todos os públicos em suas mais diversas especificidades, propondo não somente iniciativas de fomento às ciências, como também a proposição de reflexões sobre temas atuais, reverberando iniciativas culturais da cidade e a valorização da diversidade de expressões culturais. "Buscamos alcançar um público heterogêneo, pensando nisso, apresentamos uma programação contínua, com a preocupação de que as atividades sejam de fato importantes para cada um dos participantes. Não queremos que as pessoas se sintam apenas contempladas pela programação, queremos que elas sintam que o Museu faz parte da rotina delas", explica Alexandre Milagres, responsável pela curadoria da programação cultural.
Como de costume, todas as atividades estão listadas no site da instituição: http://www.mmgerdau.org.br/programe-se/  e são divulgadas regularmente nas redes sociais.
No dia 27 de novembro, das 9h às 18h, o museu receberá o minicurso “Luminotécnica em espaços expositivos”. A atividade será ministrada pela professora Nilza Cristina, que apresentará o conceito e propostas dos processos luminotécnicos voltados para os espaços expositivos. Esta formação tem como objetivo tratar da natureza física da luz e sua percepção em espaços expositivos, bem como abordar os métodos de iluminação observando sua interferência nos bens culturais, investigando as possibilidades de iluminação com vistas na segurança das obras expostas. A participação no curso é gratuita, mas é necessário se inscrever, pois as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo forms.gle/XgVSAPWiWSUv6waL9

O Ensaio Aberto deste mês será no dia 28 de novembro, às 19h30, com o show “Oná”, do músico e compositor mineiro André Oliveira. A apresentação levará o público a um passeio pela música brasileira. O show é a divulgação do CD homônimo, um trabalho autoral com doze composições instrumentais que passeiam pelo afoxé, choro, baião, música mineira, música afro-brasileira em geral, numa mistura efervescente de ritmos e melodias com arranjos bem elaborados e originais para formação instrumental de sopros, cordas, percussão e vozes. Oná é uma palavra iorubá que significa caminho. O nome foi escolhido porque as composições contêm elementos que remetem às raízes africanas da música brasileira e sua riqueza rítmica, e refletem a caminhada do artista e o legado de seus ancestrais, em uma trajetória que continua ao longo dos tempos. Acompanhado por Daniel Guedes – Bateria, Bruno de Oliveira – Contrabaixo, André Siqueira – Flautas, nesse show André Oliveira (Guitarra e Viola) interpreta, além de suas composições, músicas de compositores brasileiros consagrados.


No dia 28 de novembro, às 19h30, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe o ateliê de contação de histórias “Puxando pela Raiz”, idealizado e mediado pela escritora e narradora de histórias Madu Costa. Puxando pela Raiz é um encontro para revisitação de valores civilizatórios africanos, estruturantes de nossa identidade brasileira. A dinâmica lúdica oferece aos participantes oportunidade de remexer seus baús de memórias por meio dos cinco sentidos. Além do mais, faz-se uma visita aos valores civilizatórios africanos e suas influências na diáspora brasileira. Na roda, mulheres criam e contam histórias, puxando pelas raízes africanas, entre outras que nos formam. Narrando, cantando e brincando, trazemos para a roda, o fogo aceso das histórias.

No dia 29, a partir das 09h30, tem Sarau Terapéutico. Criado a partir de demandas apresentadas pelo público 60+, o Sarau Terapêutico é aberto a todas as idades, visando praticar a intergeracionalidade. A proposta é se apropriar das artes e da literatura, a fim de resignificar histórias, verificar atitudes e dar mais sentido à existência, visando promover mais saúde e qualidade de vida. Durante os encontros, os participantes podem compartilhar uma apresentação musical, literária ou artística. Para participar, não é necessária formação específica, apenas ter afinidade por alguma das áreas citadas. Inscrições com Gal Rosa, pelo telefone (31) 98516-8710.

No dia 30 a programação será inteiramente dedicada aos pequenos. O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em parceria com a Crivo Editorial, recebe à partir das 10h, o lançamento do livro infantil “O menino das cem palavras”, da autora Marina Ferraz. O lançamento ainda contará com pocket-show do Trio Amaranto, do qual a autora faz parte.
No dia 30 também será a última edição do ano do programa “Uma tarde no Museu”. A partir das 14h30, a Aldeia Jabuticaba irá apresentar ao público do Museu o tema Brinquedos e Brincadeiras. Será uma tarde de muita diversão com diversos brinquedos tradicionais estruturados e não estruturados que fazem parte da história da cultura da infância no Brasil e no mundo. Haverá diversos brinquedos como peão, bola de gude, pipas, cordas, entre outros, explorando um modo interessante e ao mesmo tempo divertido para as crianças explorarem livremente, com mediação de brincadores. Durante a atividade, serão realizadas duas oficinas e uma apresentação final:
14h30: Oficina de construção de brinquedos tradicionais da infância.
15h30: Oficina de brincadeiras coletivas e tradicionais da infância
16h30: Apresentação espetáculo “A Menina da Cabeça Quadrada”
Sinopse: Duas detetives desvendam junto com as crianças o misterioso caso da menina Cecília que ficou com a cabeça bem quadradinha. Ninguém sabia ao certo como isso o aconteceu. Alguém teria um palpite?
Todas as atividades listadas acima são gratuitas. A programação completa do MM Gerdau – Museu das Minas e do Meta está disponível no site: http://www.mmgerdau.org.br/programe-se/
:: SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ::
 |@mmgerdau | www.mmgerdau.org.br
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.
O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.
O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca. Para além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
 :: SERVIÇO::
PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO MM GERDAU - MUSEU DAS MINAS E DO METAL
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:  http://www.mmgerdau.org.br/programe-se/

12 a 29/11 - Exposição Mundo Mineral “Do macro ao micro: a nanotecnologia e os minerais”
Conhecer o sublime mistério que está abaixo dos nossos pés, acima das nossas cabeças e para além da nossa visão. Desvendar a composição dos corpos celestes, dos corpos humanos e da vida terrestre. Compreender a organicidade das moléculas inorgânicas e das reações orgânicas
Horários de visitação: De terça a domingo, das 12h às 18h e Quinta-feira, das 12h às 22h. Toda última terça-feira do mês, das 12h às 17h

27/11 - Curso: Luminotécnica em espaços expositivos
Horário: 09h às 18h
Inscrições Gratuitas pelo link: forms.gle/XgVSAPWiWSUv6waL9
Vagas limitadas

28/11 - Ensaio Aberto - Show “Oná”, com André Oliveira
 Horário: 19h30
Apresentação Gratuita - Não é necessário retirar ingressos antecipados

29/11 - Sarau Terapêutico 60+
Horário: 09h30
Participação Gratuita mediante inscrição pelo telefone (31) 98516-8710

30/11 - Lançamento de Livro – “O menino das cem palavras” de Marina Ferraz + pocket show de Trio Amaranto
Horário: 10h
Participação Gratuita - Não é necessário fazer inscrição prévia

30/11 - Uma Tarde no Museu – Brinquedos e Brincadeiras
Horários:
14h30: Oficina de construção de brinquedos tradicionais da infância.
15h30: Oficina de brincadeiras coletivas e tradicionais da infância
16h30: Apresentação espetáculo “A Menina da Cabeça Quadrada”

Programação Gratuita - Não é necessário retirar ingressos antecipados

Todas as terças: Ateliê 60+, com oficina de pintura
Horário: 13h
Participação Gratuita - Não é necessário fazer inscrição prévia


Assessoria de Imprensa MM Gerdau



                               (31) 2535-0506
Fábio Gomides – (31)99693-2767
João Dicker – (31)98841-9613
@aduplainforma








Imagens relacionadas
Livro 'O Menino das Cem Palavras'
Livro 'O Menino das Cem Palavras'
Divulgação
baixar em alta resolução

André Oliveira e Grupo Alta Resolução
André Oliveira e Grupo Alta Resolução
crédito da foto Renan Oliveira
baixar em alta resolução



A Dupla Informação

João Dicker
Assessor de Imprensa
joao@aduplainformacao.com.br
(31) 9884-1961 / (31) 2535-0506

Nenhum comentário:

Postar um comentário