MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de março de 2019

Apesar dos crimes bárbaros da luta armada, nada pode justificar torturas e assassinatos


Resultado de imagem para pau de arara charges
Charge do Laerte (laerte.com)
Francisco Bendl
Comungo do pensamento de que nada, absolutamente nada, justifica a tortura. A maldade, a covardia e o sadismo afloram naqueles que têm prazer ao assistir uma pessoa que sofre, seja pelas próprias mãos ou pelas de um terceiro. Não pode um ser humano considerado “normal” ter esse ímpeto de maltratar o próximo, de subjugá-lo, de humilhá-lo, de ocasionar-lhe dores atrozes através de meios torturantes, e os mais cruéis, bárbaros, medievais ou modernos.
Muito menos qualquer ideologia poderia incentivar o desprezo aos opositores, ou seja, aos seres humanos que pensam diferente daquele que detém o poder.
INSTINTOS BESTIAIS – Mas a humanidade engatinha quanto a valorizar a si mesma, ainda se encontra em um processo de evolução para ter mais respeito pelo outro, apesar de haver exemplos até mesmo recentes, de quem não está interessado em evoluir nas suas relações humanas, deixando-se conduzir por discursos inflamados e resolver as suas pendengas torturando e matando!
Muito ainda não pensam em se aprimorar, pois ainda estamos atrelados a instintos bestiais, cujo objetivo é eliminar o inimigo e não importar a maneira que praticamos este ato impiedoso e desumano.
Não interessa se nas década de 60 e 70 os “guerrilheiros” usavam de crimes violentos, sequestros, assassinatos, matanças, atentados… Isso não vem ao caso, porque os militares deveriam prendê-los e julgá-los, de modo que mostrassem ao mundo que, no Brasil, a civilidade, a urbanidade, a consideração por vidas alheias faziam-se presentes na ordem do dia.
IGUAL SELVAGERIA – Se os militares agiram com igual selvageria contra aqueles que assim operavam, nivelaram-se no hediondo, inaceitável, injustificável.
Se os guerrilheiros ou subversivos queriam ardorosamente implantar uma ditadura no Brasil nos moldes cubanos, através da luta e da guerra, mais uma razão para deixá-los incólumes, mas julgados, condenados e presos. E como se vivia um regime de exceção, que fosse instaurada a prisão perpétua, mas jamais a tortura e o assassinato, atos escabrosos contra compatriotas.
Entretanto, é importante destacar uma realidade. Caso os líderes do combate pela “democracia”, mentira torpe e repudiável, tivessem vencido e obtivessem a ajuda popular que tanto almejaram e não conseguiram, nossos dirigentes políticos – novos ditadores – agiriam com extrema violência contra aqueles que se insurgiriam sobre este novo método político, pois a violência, as mortes, as torturas, as perseguições seriam até muito maiores que as protagonizadas pelos militares. Mas isso não justifica os excessos cometidos na ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário