Ele saiu de cena no apagar de 2013, mas nem por isso foi esquecido. O Fiat Uno (Mille) segue tendo boa fama no mercado de usados. E as razões são óbvias: o carrinho é um exemplo de economia de combustível, tem manutenção barata, mecânica simples e preço acessível. Estes atributos fazem do veterano de Betim uma escolha imbatível quando o assunto é locomoção de baixo custo.
O hatch ficou no mercado por 30 anos. Nesse período, o carrinho teve incontáveis versões e opções de motores 1.0, 1.3, 1.5 e 1.6. Essa grande variedade de opções gera algumas distor-ções de valores que nem sempre condizem com o que as tabelas de referência apontam.
Segundo a Fipe, os valores do Uno (Mille) variam de R$ 3 mil a R$ 25 mil. A mais valorizada se refere à série especial Grazie Mille, que marcou a despedida do carrinho. Na prática, os preços da edição especial giram em torno de R$ 30 mil.
Sendo assim, se o amigo não é um colecionador e nem tem um apego sentimental, é possível conseguir um Uninho com valores bem mais acessíveis. Uma sugestão é apostar numa unidade Way 1.0, ano 2010. Segundo a Fipe, ele é avaliado em R$ 18 mil. No varejo, os preços oscilam de R$ 17 mil a R$ 20 mil.
A escolha da versão tem suas razões. Sugerir um carro com mais de oito anos de mercado é recomendar um carro muito rodado. Com essa idade certamente o consumidor encontrará unidades com quilometragem média entre 100 mil e 120 mil quilômetros, se consideramos uma média anual de 15 mil quilômetros.
Nessa idade, certamente o carro terá passado por pelo menos duas trocas de correia, amortecedores e embreagem. Convém o comprador dar uma manutenção pesada e trocar todos esses itens. Um gasto que pode ficar na casa dos R$ 2.500, mas garantirá bom tempo de uso.<EM>
Equipamentos
Quem compra um Mille tem que ter em mente que está levando para casa um automóvel franciscano, no sentido literal da palavra. De série ele conta apenas com... o marcador de temperatura da água.
Ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, direção hidráulica, rádio com CD e desembaçador e limpador traseiros são itens opcionais.
Isso significa que nem todos os carros em circulação estão equipados com esses itens. E certamente, os Uninhos mais recheados serão aqueles mais valorizados nos classificados.