MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Onyx diz que ONGs não podem ditar o que Brasil deve fazer na área ambiental


Brasil preserva uma Europa inteira , salienta Lorenzoni
Guilherme Mazui
Deu no G1
O ministro da transição de governo e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta segunda-feira, dia 12, que os noruegueses devem “aprender” com os brasileiros sobre preservação de florestas. Lorenzoni deu a declaração em entrevista à imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona o Centro de transição de governo. O ministro informou que nesta terça-feira, dia 13, o presidente eleito Jair Bolsonaro receberá um “pré-estudo” sobre o repasse de percentual de multas ambientais para organizações não-governamentais (ONGs) nacionais e estrangeiras.
Segundo Lorenzoni, o Brasil preservou 31% das suas matas, enquanto países com território semelhante ao brasileiro preservaram 10%. Questionado se o Brasil poderia reduzir a preservação, ele fez críticas a ONGs. “Nós vamos preservar o Brasil. Agora, com altivez. Não dá para vir a ONG da Noruega ou lá da Holanda e vir aqui dizer o que que a gente tem que fazer”, disse o ministro.
IRRITAÇÃO – Lorenzoni foi questionado por um dos jornalistas sobre o repasse feito pelo governo da Noruega ao Fundo Amazônia, utilizado para financiar projetos de preservação de povos indígenas e da Amazônia. O ministro respondeu: “E a legislação brasileira não vale nada? E a floresta norueguesa quanto eles preservaram? O Brasil preservou a Europa inteira territorialmente, toda a União Europeia com as nossas matas, mais cinco Noruegas. Os noruegueses têm que aprender com os brasileiros e não a gente aprender com eles”, disse Lorenzoni, que se irritou e encerrou a entrevista.
A Noruega é o maior doador do Fundo Amazônia, para o qual destinou cerca de R$ 2,8 bilhões, entre 2009 e 2016, com objetivo de financiar a preservação da floresta. No ano passado, o governo do país europeu anunciou que cortaria pela metade os repasses para o fundo porque os índices de desmatamento no Brasil passaram a aumentar e os noruegueses começaram a questionar as políticas de conservação. Além de ser um dos maiores patrocinadores de projetos “verdes” no mundo, a Noruega é considerada um país líder em energia limpa, em políticas de transportes elétricos e em redução da emissão de gases poluentes.
MEIO AMBIENTE – Antes, Lorenzoni declarou que o governo avalia nomes para comandar o Ministério do Meio-Ambiente na gestão de Jair Bolsonaro. O presidente eleito já declarou que não quer um “xiita” à frente da pasta. Ele chegou a anunciar a fusão do ministério com a pasta da Agricultura, porém voltou atrás.
Escolhida como ministra da Agricultura, a deputada Tereza Cristina (DEM-MS) afirmou na última semana que Bolsonaro tem dito que deseja “acabar com a indústria da multa” e com o “viés ideológico” na área ambiental. A bancada ruralista, a qual Tereza lidera, acompanha de perto a escolha de Bolsonaro para o Ministério do Meio-Ambiente.

Posted in |

Nenhum comentário:

Postar um comentário