MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de dezembro de 2017

Antes de votar, pense nos Dez Deveres do Governante, na visão budista


Resultado de imagem para frases de budaAntonio Rocha
Sidarta Gautama, depois conhecido como Buda, era um príncipe. Até os 29 anos foi criado para ocupar o trono. Portanto, desde a mais tenra infância conviveu com o exercício do Poder. Conhecia muito bem as artimanhas palacianas, os meandros para governar um povo.
O texto a seguir data do século VI antes de Cristo, está nas páginas 160 e 161 da ótima edição lusitana “O Ensinamento de Buda”, do monge Walpola Rahula (1907-1997), do Sri Lanka, professor visitante em várias universidades dos EUA e Europa (livro lançado pelo Editorial Estampa).
Alguém pode falar que é pura ilusão, utopia, mas eu sou otimista. Assim – quem sabe? – lá pelo século 25 tenhamos governantes nestas condições. Ou então, por favor, que nossos líderes políticos, candidatos e candidatas, pelo menos, se aproximem um pouco da proposta budista.
1) Altruísmo, generosidade, caridade. O dirigente não deve ter avidez nem apego pela riqueza e bens materiais. Deve dispensá-los para o bem estar do povo.
2) Elevado caráter moral. Não deve em caso algum destruir vida, enganar, roubar e explorar outros. Não deve cometer adultério, proferir falsidades ou tomar bebidas intoxicantes.
3) Bem-estar social. Sacrificando tudo pelo bem do povo, deve estar preparado para abandonar todo conforto pessoal, fama e até mesmo a vida.
4) Honestidade e integridade. Deve eliminar o medo e o favorecimento no exercício dos seus deveres. Deve ser sincero nas intenções.
5) Bondade e afabilidade. Deve ter um temperamento simpático e cordial.
6) Austeridade nos hábitos. Deve conduzir uma vida simples, não se envolvendo em luxúria; deve ter autodomínio.
7) Superação da aversão, da animosidade, da inimizade. Não deve alimentar rancor contra ninguém.
8) Não violência. Significa que não deve prejudicar ninguém; deve procurar promover a paz, evitar e prevenir a guerra. Evitar toda forma de violência.
9) Paciência, tolerância, compreensão. Deve ser capaz de enfrentar contrariedades, dificuldades e a injúria sem perder a compostura.
10) Não fazer oposição, nem obstrução. Isto é, não deve opor-se a vontade do povo, nem obstruir quaisquer medidas que possam conduzir ao bem-estar do povo. Deve governar em harmonia com o povo.
Posted in

Nenhum comentário:

Postar um comentário