MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de abril de 2013

Hipertensão arterial atinge mais de 22 mil pessoas em RR, aponta Ministério


Dados do Ministério da Saúde registrou 22.156 mil hipertensos no estado.
Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão é celebrado neste dia 26.

Do G1 RR

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão. Em Roraima, dados do Sistema de Cadastro e Acompanhamento de Hipertensos e Diabetes do Ministério da Saúde apontam que há 22.156 hipertensos.
A situação é considerada preocupante. E, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), esse número pode ser maior já que em Roraima existem subnotificações de casos.
A médica Paula Cristina Moreira alerta que a hipertensão é silenciosa. Apenas 50% dos hipertensos sabem que têm a doença. A maioria das pessoas descobre o diagnóstico em estágio avançado, quando surgem os primeiros sintomas.
Desses, 25% são acompanhados pelo médico e apenas 12% faz o tratamento de forma correta. “Esses 12% terão mais chances de não morrer devido à hipertensão”, afirma a médica.
A má alimentação é uma das principais causas para o desencadeamento da doença. Segundo Cristina, reduzir a quantidade de sal dos alimentos é uma medida de prevenção importante. O sal eleva a pressão, por isso é considerado um fator de risco. Para pessoas saudáveis, a recomendação é que o consumo não ultrapasse a seis miligramas por dia; aos hipertensos, dois miligramas.
Atenção redobrada aos produtos industrializados. As bactérias encontram na água um ótimo ambiente para se proliferarem. O sal retém água, por isso as indústrias o adicionam nos alimentos para mantê-los conservados. Além da data de validade dos produtos, o consumidor deve verificar a quantidade de sódio no alimento.
A médica relata que conscientizar a população sobre a importância do tratamento é outro desafio. Nos primeiros sinais de melhora, os pacientes costumam suspender o tratamento e deixar a dieta de lado. Outros não seguem as recomendações médicas ou apresentam resistência em substituir remédios.
Ação de saúde
A Sesau e Prefeitura de Boa Vista realizam neste sábado (27), a partir das 8h, na Igreja Adventista do 7° Dia, ação de saúde para alertar a população dos perigos da hipertensão. A igreja está localizada à rua Aldemar Bantim, 1622, no bairro Silvio Botelho.
Os participantes poderão aferir a Pressão Arterial (PA), calcular o Índice Massa Corporal (IMC), consultas médicas, teste de glicemia, vacinação e palestras sobre hipertensão. O Núcleo de Controle de Doenças Não Transmissíveis (NCDANT), também vai trabalhar a parte educativa com distribuição de panfletos e folders.
A palestra sobre hipertensão na terceira idade será proferida pela geriátrica Paula Cristina, às 15h30. O evento conta também com o apoio da Atenção Básica do Estado, a Igreja Adventista do 7° Dia, Ceterr, Sest/Senat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário