MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Família acusa hospital de negligência e fecha entrada da unidade


Familiares dizem que homem levou 14 dias para receber atendimento.
Hospital diz que vai analisar o caso para se posicionar sobre o assunto.

Yuri Marcel Do G1 AC

Protesto Santa Juliana (Foto: Yuri Marcel / G1)Familiares fecharam entrada do hospital em protesto (Foto: Yuri Marcel / G1)
A família de José Maria Alves Pereira, de 49 anos, fez um protesto na manhã desta quarta-feira (24) em frente ao hospital Santa Juliana, em Rio Branco. Os familiares acusam o hospital de negligência médica no atendimento.
De acordo com a filha da vítima, Salina Paula, José Maria deu entrada no hospital particular no dia 18 de janeiro, após ser transferido pelo convênio da instituição com o  SUS, e esperou 14 dias para receber o primeiro atendimento naquela unidade. "Não havia um especialista ortopédico para avaliar meu pai", disse Salina.
Salina ressalta que as condições de saúde do paciente demandavam um cuidado que não teria sido oferecido a princípio. "Meu pai veio com um corte no tendão do polegar, mas precisava de cuidados, pois era diabético, hipertenso e havia feito um transplante de rim há mais ou menos um ano. Porém, ele passou 14 dias sem atendimento e a mão dele necrosou. Foi negligência", desabafa.
A estudante conta ainda que o pai foi submetido a cinco cirurgias de amputação para tentar conter a necrose. "Saíram cortando meu pai, em um mês ele fez cinco cirurgias". Por causa das complicações a saúde do aposentado ficou debilitada e ele acabou falecendo no dia 4 de março.
Para tentar apurar as responsabilidades, a família diz que tentou obter cópia do prontuário por duas vezes, mas tiveram o pedido negado pela administração do hospital. O caso foi denunciado ao Ministério Público Estadual.
Segundo o diretor de comunicação do Santa Juliana, padre Jairo Coelho, o hospital irá analisar a documentação do paciente antes de se posicionar. "O hospital já se responsabilizou em passar toda a documentação do paciente para o diretor técnico do hospital para que ele faça uma avaliação e a partir dessa avaliação vamos dar uma resposta aos familiares. Ele vai avaliar todo o prontuário porque a transferência não foi por causa de ortopedista, mas de um problema clínico", explica.
Ele diz ainda que a resposta já foi entregue ao MPE e que a família deveria consultar o órgão. "O hospital não se nega a responder as solicitações que lhe são feitas, mas claro que ele responde de maneira legal, pelas vias judiciais", conclui.
Originalmente o aposentado buscou atendimento no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, mas foi encaminhado pela médica que o atendeu para o Hospital Santa Juliana que é particular, mas atende pacientes encaminhados pelo SUS por causa de um convênio firmado com o Governo do Estado.
Em nota, a assessoria da Secretaria de Saúde informou que o convênio firmado entre as partes estabelece que as responsabilidades de indenização  em caso de dano aos pacientes é de competência do Santa Juliana.
"De acordo com o convênio 001/2013, celebrado entre o Hospital Santa Juliana e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre, a responsabilidade pela indenização de dano causado aos pacientes, aos órgãos do SUS e a terceiros a eles vinculados, decorrentes de ação ou omissão voluntária, ou de negligência, imperícia ou imprudência praticadas por seus empregados, profissionais ou prepostos, é da unidade conveniada (no caso, o Hospital Santa Juliana)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário