MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Apicultores discutem em audiência perdas na produção de mel no Piauí


Encaminhamentos serão apresentados ao Ministério da Agricultura.
Thiago Gama afirma que um milhão de colmeias estão abandonadas.

Do G1 PI

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza nesta quarta-feira (3) uma audiência pública para tratar das perdas dos produtores de mel no estado.
Thiago Gama, representante da categoria, disse durante entrevista ao Bom Dia Piauí que mais de um milhão de colmeias estão abandonadas em todo o Nordeste e, o Piauí é o estado mais prejudicado com a estiagem.

“Somos o maior produtor e exportador de mel do Brasil. Nossos apicultores estão sendo prejudicados por conta da seca e vamos discutir nesse encontro uma forma de diminuir estes prejuízos. Queremos que os bancos liberem um prazo maior para o pagamento das dívidas ou até mesmo nos conceda a anistia, porque a maioria dos trabalhadores sobrevive apenas da produção de mel e não têm condições de honrar com estes compromissos”, garante Thiago Gama.

O apicultor ressalta também que  os encaminhamentos do encontro serão apresentados ao Ministério da Agricultura e Câmara Setorial de Mel em Brasília.
Thiago Gama  afirmou ainda que um dos grandes problemas é que a chuva na região de Picos, no Sul do Piauí, onde no começo do ano foi pouca e em locais isolados. Segundo ele, a florada não vingou e as abelhas não têm onde buscar alimento.

“O governo estadual  liberou a ração e  transporte das abelhas, mas infelizmente somente estas atitudes não resolvem a problemática. Os apicultores  levaram de três a cinco anos para recuperar os prejuízos”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário