MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Secretaria de Agricultura confirma surto de raiva bovina no norte do PR


Ao todo, 20 animais já foram sacrificados; restante do rebanho será vacinado.
Morcegos que se alimentam de sangue podem transmitir a doença.

Samuel Nunes Do G1 PR

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) confirmou que há um surto de raiva bovina na região de Bela Vista do Paraíso, no norte do estado. Segundo o veterinário Antônio Aparecido dos Reis, da Seab, 20 animais já foram sacrificados na região, 19 bovinos e uma mula. Além de Bela Vista, há casos também em Primeiro de Maio, Sertanópolis, e Florestópolis.
Conforme Reis o surto se deve a morcegos que se alimentam de sangue. “Eles sempre existiram aqui na região, mas, até então, eles não estavam contaminados”, diz o veterinário. Ele acredita que morcegos contaminados de outros locais tenham migrado para a cidade.
Reis explica que o procedimento nesses casos é vacinar todo o rebanho, em um raio de 12 quilômetros de cada foco confirmado. Segundo ele, a vacina é barata e o vírus é inativo. “Não há riscos nem prejuízo à qualidade da carne ou dos derivados dos animais”, conta. Em seguida, é feita uma vistoria na região em busca de animais que possam estar contaminados.
Prevenção na cidade
Segundo o veterinário, o foco está concentrado apenas nas áreas rurais dos municípios, mas é preciso tomar cuidado nas áreas urbanas. “Caso alguém encontre um morcego no jardim ou em casa, a pessoa deve ligar para a vigilância sanitária para que o animal possa ser avaliado” orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário