MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de janeiro de 2012

População faz 'apitaço' em frente à Prefeitura contra abandono da capital


Cerca de 200 jovens e adultos participaram no movimento desta sexta (20).
Setor turístico divulgou carta aberta contra gestão municipal recentemente.

Do G1 BA

Um 'apitaço' na tarde desta sexta-feira (20) reuniu mais de 200 pessoas, em frente à Prefeitura de Salvador, na Praça da Sé, para chamar a atenção pública para as condições de infraestrutura da terceira maior capital do país.
Os manifestantes usaram nariz de palhaço, carregaram cartazes e entoaram frases de protesto. “É um grito de basta, né. A gente está mostrando que não é a favor da impunidade, a gente não está a favor desse descaso”, relata a estudante Amine Barbuda. O movimento está sendo difundido pelas redes sociais, principalmente o Facebook, com o título 'Desocupa a Prefeitura, João!'.
O arquiteto Ícaro Vilaça aponta o planejamento urbano como um dos pontos do protesto. “Estamos falando da falta de visão em relação ao futuro, da falta de planejamento com relação à mobilidade”, cita.
Os empresários do setor de turismo também protestaram por meio de uma carta enviada ao prefeito João Henrique, documento que foi aberto à população. Eles pedem medidas urgentes para que os turistas não deixem de visitar a cidade.
Na carta aberta enviada ao prefeito João Henrique, empresários do setor turísticos dizem que “já foram todos os prazos de tolerância capazes de resistir à necessidade de uma afirmação incisiva, com respeito ao estado em que se encontra a Cidade de Salvador”.
A carta fala ainda da decepção do segmento de turismo com a administração municipal e pede que o processo de recuperação seja iniciado o mais rápido possível. “O turista insatisfeito pode fazer com que cinco ou dez não venham. O turista satisfeito, pelo menos pode fazer com que três venham. O que nos preocupa mais é que ele volte e que nos próximos anos que ele não venha, por conta daquilo que está encontrando na cidade”, comenta Pedro Galvão, representante da Associação das Agências de Viagens.
Turistas
A estudante paulista Ellen Balland, que mora em Salvador há três anos, conta que a impressão que as visitas têm dos pontos turísticos da cidade nem sempre é boa. “É sempre o mesmo choque, porque os paulistas têm a ideia de que a cidade é maravilhosa, e é realmente, mas está muito descuidada”, comenta.
No mesmo local, um casal de turistas, também de São Paulo, conta que observa a presença de lixo pelas ruas da cidade. “Eu fiquei um pouco desapontada de ver Salvador assim, achei que fosse mais limpo”, diz Débora Oliveira. Na orla de Salvador, moradores reclamam de falta de segurança, pouca iluminação e da sujeira, até na praia do Porto da Barra, que já foi eleita umas das mais bonitas do mundo.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Marcelo Abreu, rebateu as críticas dizendo que a Prefeitura entrega as praias limpas todas as manhãs e tem se empenhado em manter a limpeza também em outros pontos turísticos. Disse também que está investindo em iluminação pública e reclamou do vandalismo que causou prejuízos de R$ 3 milhões no ano passado. O prefeito João Henrique está na Espanha e não pôde responder as questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário