MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de janeiro de 2012

Massagem pode até reduzir medidas, mas não elimina gordura, diz médico


Médico explica a diferença entre perder medidas e perder peso.
Esteticista explica vários tipos de massagens e no que resulta cada uma.

Adriana Justi Do G1 PR

Silvana perdeu 20 centímetros de medidas no corpo todo. (Foto: Arquivo pessoal)Silvana perdeu 29 centímetros de medidas no
corpo todo com sessões de lipomassagem
(Foto: Arquivo pessoal)
No verão a cena é comum. As matrículas de novos alunos nas academias disparam. Os parques ficam lotados de pessoas que fazem exercícios físicos por conta própria aumentando o risco de lesões.
"Isso é totalmente errado. Tem gente que chega à academia e quer perder em um mês o que adquiriu em 10 anos. Para conseguir um resultado saudável são necessários pelo menos de 3 meses a 1 ano de treinamentos diários, dependendo da forma física de cada um", explica Rogério Gomes de Araújo, professor de Educação Física e especialista em qualidade de vida.
Há também as pessoas mais apressadas, que procuram pacotes de massagens corporais em clínicas especializadas para um resultado imediato.
"Perder medidas significa reduzir o inchaço, por exemplo. E a gordura só é eliminada com exercícios físicos ou com lipoaspiração, que é um processo cirúrgico e que só pode ser feita com um médico cirurgião plástico", afirma Marcos Aurélio Lopes, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
"O importante é que as pessoas fiquem atentas ao que é oferecido, ou seja, se não é propaganda enganosa. As massagens corporais apenas reduzem medidas, por isso, a maioria delas exige um condicionamento físico como complemento. Se alguém disser que alguma massagem elimina gordura, está mentindo", alerta o médico
Em agosto de 2011, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) proibiu a venda de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional nos sites de compras coletivas. Na época, o presidente do Coffito, Roberto Cepeda, disse que a proibição era uma questão de saúde e que os tratamentos vetados não poderiam ser vendidos porque precisariam de avaliações prévias, feitas por profissionais. Entre os tratamentos vetados para a venda na internet, estão a drenagem linfática, radiofrequência, aplicação de Manthus e Pilates.
Além desses tratamentos, os outros tipos de massagens como lipomassagem e lipo sem cortes, por exemplo, também só são indicados com avaliações prévias, por isso, antes de comprar qualquer pacote ou procurar uma clínica de estética, é necessário tomar alguns cuidados. Especialistas alertam que essas massagens até podem deixar o corpo mais delineado, mas não eliminam gordura.

A administradora Janaína Teixeira conta uma experiência traumática depois de ter adquirido um pacote. "Eu comprei dois pacotes de lipocavitação, um pra mim e outro pro meu marido. Foi a pior coisa que já fiz! Acabei comprando porque achei muito barato e me decepcionei. Quando cheguei à clínica, fui mal atendida e ainda tive que dividir o espaço da massagem com outra pessoa. Foi horrível! Além de tudo, não consegui o resultado prometido. Como a clínica tinha vendido muitos pacotes, acabaram colocando pessoas que não eram profissionais para fazer o procedimento. Parecia mais uma fábrica de fazer dinheiro rápido do que um tratamento estético", conta a administradora.
Já a professora Silvana Mattos comemora o resultado depois de passar por sessões de lipomassagem. "Eu fiz 10 sessões. Cada uma durou 1 hora. Como complementei com exercícios, em 5 semanas, eu perdi 1,3 kg e 20 cm de medidas em todo o corpo. Comprei o pacote diretamente em uma clínica e procurei explicações antes de buscar qual seria a massagem ideal para mim. Além das massagens, eu treinava rúgbi 3 vezes por semana e fazia academia todos os dias", explica a professora.
Silvana relata que ficou empolgada com o resultado do primeiro pacote e resolveu fazer outro logo em seguida, mas desta vez deixou de lado a academia e continuou apenas com a prática do rúgbi.
"Hoje, desde a primeira vez, perdi 3 kg e 29 cm de medida", complementa Mattos.
Resultados
A esteticista curitibana Suely Nogueira explica como são realizadas algumas massagens estéticas e o resultado de cada uma delas.
“Antes de realizar qualquer massagem ou tratamento estético é extremamente necessário conhecer o histórico de cada cliente, tanto de doenças como de tratamentos anteriores. Em geral, são contra-indicadas para mulheres com menos de 3 meses de gestação e pessoas com algum tipo de infecção”, explica Nogueira.
As massagens aparecem  (Foto: Adriana Justi / G1)Alguns procedimentos realizados nos diferentes tipos de massagens (Foto: Adriana Justi / G1)
Massagem turbinada - Deve ser evitada por pessoas que possuem varizes e varicoses. Ela é realizada com movimentos rápidos, ativando a circulação sanguínea e trabalhando diretamente nas células adiposas. Melhora a celulite e modela o corpo.
Drenagem linfática - Atua diretamente sobre a reabsorção e transporte do edema e de dejetos do metabolismo celular. A massagem é relaxante, com movimentos suaves e lentos. Ajuda também a eliminar toxinas e é um preventivo para a celulite.
Lipomassagem - É uma massagem realizada no tecido conjuntivo. São realizados movimentos de amassamento e deslizamento. É indicada após procedimentos para quebra de gordura (lipólise). Essas gorduras são mobilizadas e ficam disponíveis na corrente sanguínea como fonte de energia. É indicada para perder medidas em geral, principalmente no abdômen.
Mix de massagem - É a associação de várias massagens em uma única sessão. Após a avaliação é indicado qual é o melhor mix, exemplo, drenagem linfática em membros inferiores, lipomassagem no abdômen e flancos, e massagem relaxante nas costas. Em alguns casos, é feita com aparelhos.
Lipo sem cortes – Reúne vários procedimentos em uma única sessão. Neste tratamento também são utilizados aparelhos. É indicada para tratar celulite, flacidez da pele e flacidez do músculo.
Corrente russa – É um equipamento que provoca contração muscular mesmo em planos profundos. É indicado para o fortalecimento do tônus muscular e reeduca a postura com estimulação do fluxo sanguíneo e linfático. Não é indicado para pessoas que possuem marca passo, miomas uterinos e neoplasias.
Carboxiterapia - Utiliza aparelhos de ultra-som e é indicada para combater a celulite, flacidez da pele e estrias.
Lipocavitação - É similar à carboxiterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário