MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nutricionista dá dicas de alimentação para curtir a noite sem mal estar

 

Nutricionista alerta para cuidados com alimentação antes da balada.
Consumo de água é importante para manter organismo hidratado.

Jairo Gonçalves e Brenda Coelho Do Festival de Verão Salvador
A estudante Júlia Britto pretende curtir a 14ª edição do Festival de Verão, em Salvador, realizada a partir do dia 25 de janeiro e já está se preparando para aproveitar as quatro noites de festa.
Sanduíche integral é uma opção para refeição antes da balada. (Foto: Jairo Gonçalves/G1)Sanduíche integral é uma opção para refeição
antes da balada (Foto: Jairo Gonçalves/G1)
Acostumada a curtir a noite, ela não se preocupa com o tipo de alimento que irá consumir antes de ir para a balada. “Eu costumo sair de casa e passo em alguma rede de fast food para comer sanduíche e tomar refrigerante. Acho que isso me dá mais energia”, relata.
Para a nutricionista Naomí Sasaki o tipo de alimento que será consumido antes da festa pode ser o limite entre uma noite inesquecível ou um momento do qual a pessoa não gostaria de lembrar. "Geralmente as pessoas se preocupam com a roupa que irão usar, se o calçado combina com o figurino, se o cabelo está legal, entretanto, a alimentação, que é um dos fatores responsáveis por definir se uma festa será boa ou ruim, acaba ficando em segundo plano", observa.
Naomí completa com algumas orientações para evitar que a curtição seja interrompida por causa de uma alimentação inadequada. “A alimentação em fast food dá uma energia rápida e em alguns casos pode provocar uma indigestão. Ao invés de comer algo em uma rede de fast food, a pessoa pode optar por um arroz integral acompanhado por uma salada, sem esquecer a proteína, que pode ser cozida ou grelhada. Esse tipo de alimento não exige muito esforço do organismo para realizar a digestão. Mas se não tiver jeito ou opção de escolha é melhor que coma em rede de fast food que ofereça alimentos mais saudáveis”, pontua.
A pessoa não pode ir para uma festa, onde irá dançar, pular, com a barriga muito cheia"
Naomí Sasaki
O jovem Loreno Alvim, de 23 anos, pretende ir para o Festival de Verão pela primeira vez neste ano e afirma que antes de sair sempre come um ou dois sanduíches que prepara em casa. Mas segundo ele, quando sabe que vai beber, acaba optando por uma alimentação mais "pesada". "Eu não costumo alterar a alimentação que faço diariamente em função de uma festa à noite. Se eu for beber, aí sim, procuro comer algo mais pesado, tipo uma feijoada", revela.
Para Naomí Sasaki esse é um erro que muitas pessoas cometem. Segundo ela, as pessoas não devem ir para uma festa após comer muito. "A pessoa não pode ir para uma festa, onde vai dançar, pular, com a barriga muito cheia. O ideal é comer o suficiente para se sentir saciado. E sempre evitar refeições pesadas", alerta.
Outra fator que deve ser considerado quando o assunto é alimentação para seguir para festas é o que se pode ou não comer durante o evento. Tanto Loreno Alvim, quanto a estudante Júlia Britto relatam que dão preferência a alimentos como cachorro quente, pastel frito e pizzas quando precisam comer alguma coisa e já estão na festa.
Nutricionista dá dicas de alimentação para curtir a noite sem mal estar  (Foto: Naomí Sasaki/ Arquivo Pessoal)Nutricionista destaca importância da
ingestão de líquidos, entre dicas
(Foto: Naomí Sasaki/ Arquivo Pessoal)
A nutricionista observa que nessas situações é melhor optar por algo que seja preparado na hora, evitando o consumo de alimentos que não se sabe a procedência ou como foram feitos. “Prefira salgados de forno, mas se encontrar sanduíche integral este é o mais indicado. O pão integral vai ter mais fibras do que o pão branco e digere melhor. O seu intestino consequentemente vai funcionar melhor. Coisas preparadas na hora são as melhores escolhas, pode até ser um misto. Mas é bom ter muito cuidado com a gordura e procedência do alimento", sinaliza Naomí Sasaki.
A nutricionista aproveita e dá uma dica de um lanche que pode ser preparado em casa e consumido antes de ir para a balada. "A pessoa pode preparar um sanduíche feito com pão integral, alface, rúcula, peito de frango grelhado ou cozido, ou peito de peru e queijo branco. Para acompanhar é bom dar preferência a um suco natural ou de polpa, lembrando que o da fruta será sempre melhor. Uma boa sugestão é o suco de abacaxi com hortelã por ser rico em nutrientes, e estes ajudam o organismo a funcionar melhor".
Quanto à quantidade de água ideal a ser consumida em uma festa a nutricionista afirma que quanto maior a quantidade de líquido ingerido melhor . Ela ainda revela que através da urina é possível identificar se há a necessidade de beber mais água. "A pessoa pode perceber pela coloração da urina se precisa ingerir mais líquido. Se a urina estiver escura há o indício de que a pessoa deve beber mais água. O ideal é que a urina fique clara".
Para quem costuma consumir muita bebida alcóolica durante a noite e acaba ficando com a velha ressaca no dia seguinte, Naomí alerta para a importância de hidratar o organismo e ter cuidado com o tipo de alimento que irá comer após o mal estar. "Caso uma pessoa passe mal ou tenha algum tipo de problema relacionado à alimentação ou ingestão de bebida alcóolica, ela deve beber muita água mineral, além de água de coco para repor os nutrientes que perdeu e hidratar organismo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário