MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

No PR, famílias festejam chegada de primeiros imigrantes suábios

 

Esta semana, o município de Guarapuava, no Paraná, está em festa.
Os suábios vivem hoje principalmente na Alemanha.

Do Globo Rural
A língua é apenas uma das tradições que não se perderam no tempo. Em Entre Rios, distrito do município de Guarapuava, no centro sul do Paraná, vivem 500 famílias de imigrantes europeus originários da região da Suábia, na Europa. Eles chegaram há 60 anos, fugidos da crise provocada pela Segunda Guerra Mundial.
No começo, as coisas foram bem difíceis, metade das famílias voltou para a Europa.
A vinda dos imigrantes para o Brasil foi planejada. A proposta era que as famílias começassem uma nova vida baseada nos princípios do cooperativismo e foi graças à união da comunidade que muitos problemas foram superados e eles conseguiram formar uma das maiores cooperativas agrícolas do país.
A Cooperativa Agrária Agroindustrial de Guarapuava além de trigo, milho e soja, produz boa parte do malte que abastece cervejarias de todo o país.
Hoje, a comunidade dos suábios de Entre Rios é uma das poucas do mundo que se dedica exclusivamente à agricultura e preserva um dos maiores acervos culturais.
Para comemorar essa história de superação e sucesso, nada melhor que uma boa festa no estilo alemão com muito chopp, comida típica, além de música com as tradicionais bandinhas.
Viviane Schussler, presidente da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, fala sobre as comemorações ao longo da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário