MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de janeiro de 2012

Mudas de bananeiras serão distribuídas a produtores de MT


Projeto visa incentivar o aumento da produção no estado.
Cerca de 200 mil matrizes que serão distribuídas para os 141 municípios

Do G1 MT

Em 10 anos a produção de bananas em Mato Grosso diminuiu cerca de 90%. A área plantada no estado, que chegou a 60 mil hectares, atualmente atinge 6 mil hectares. A maior parte da fruta consumida é importada de outros estados. É o que informa gestor da cadeia produtiva da fruticultura pertencente a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) , Rodrigo Furquim. Conforme ele à manifestação das doenças Sigatoka Negra e Mal do Panamá contribuiu para a queda na produção de bananas.
Para incentivar o plantio e retomada na produção de bananas no estado, a Sedraf adquiriu cinco variedades resistentes e tolerantes a doenças sendo elas: Brs Tropical, Brs Princesa, Japira, Pacovã Farta Velhaco e Grande Naine. No dia 1º de fevereiro, a Sedraf realizará a entrega de 56 mil mudas para quatro Consórcios: Alto do Teles Pires, Nascentes do Araguaia, Vale do Rio Cuiabá e Vale do Teles Pires, abrangendo 40 municípios do Estado de Mato Grosso.

O local da distribuição será no Viveiro Centro-Oeste, em Várzea Grande. O pacote de insumos agrícolas contempla 200 mil matrizes que serão distribuídas para os 15 Consórcios Intermunicipais, contemplando todos os 141 municípios do estado, que encaminha diretamente para os viveiros municipais onde permanecem por alguns meses até terem resistência suficiente para ser entregues aos produtores rurais que vivem da agricultura familiar.
O secretário da Sedraf, José Domingos Fraga Filho, ressalta que o percentual de importação precisa ser reduzido já que Mato Grosso tem todas as condições favoráveis para a produção. “A nossa expectativa é que o Estado aumente a capacidade de plantio para que possa produzir a fruta para atender a demanda interna e futuramente exportar não só a banana como outras frutas, legumes e verduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário