MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MP de Goiás pede suspensão de torcidas organizadas por 30 dias


Ação tem como alvo a Força Jovem (Goiás) e o Esquadrão (Vila Nova).
Restrição é requerida há três dias do clássico entre os dois clubes rivais.

Gabriela Lima Do G1 GO

MP de Goiás pede suspensão de torcidas organizadas por 30 dias (Foto: Arquivo/Wildes Barbosa/ Jornal O Popular)Sedes das duas torcidas organizadas(Foto: Arquivo/
Wildes Barbosa/ Jornal O Popular)
O Ministério Público de Goiás protocolou uma ação civil pública, nesta quarta-feira (25), para suspender as atividades das torcidas organizadas Força Jovem (Goiás) e Esquadrão Vilanovense (Vila Nova) por 30 dias. Se a Justiça aceitar o pedido de liminar, estará proibido o uso de vestimentas, faixas, cartazes, bandeiras, instrumentos musicais ou qualquer outro meio que possa identificar as torcidas nos estádios de futebol ou em reuniões dos membros neste período.

Em caso de descumprimento, a ação estabelece como pena a proibição da entrada nas arenas esportivas e fixa multa diária no valor de R$ 1 mil. A restrição das torcidas é requerida há três dias do clássico entre Vila Nova e Goiás, válido pelo Campeonato Goiano. Os rivais se enfrentam no próximo sábado (28), a partir das 17h, no Estádio Serra Dourada.
Em nota divulgada no site do Ministério Público, o promotor Denis Bimbati argumenta: "o objetivo da ação não é impedir o ingresso dos torcedores no estádio, mas proibir que seja feita alusão às torcidas organizadas". O pedido também é assinado pelos promotores Vinícius Marçal Vieira e Renata de Matos Lacerda.

Confrontos
Episódios violentos envolvendo as torcidas dos dois clubes marcaram o ano de 2011 no Estado. Segundo dados da Polícia Civil, pelo menos cinco pessoas morreram no ano passado.

No primeiro dia de 2012, um jovem de 18 anos, integrante da Sangue Colorado (Vila Nova), foi assassinado em um bar após a festa de réveillon. O suspeito do crime, um torcedor esmeraldino que teve a namorada morta na disputa entre esmeraldinos e colorados, está foragido.
No último dia 7, policiais flagraram mais de 100 adolescentes, no Parque Flamboyant, em Goiânia, com paus, pedras, uma barra de ferro, rojões, facas e canivetes. Dez deles acabaram apreendidos. A briga entre os torcedores foi previamente combinada pela internet.
Na tentativa de evitar a violência, os promotores se baseiam no Estatuto do Torcedor. Segundo a nota do MP, “a torcida organizada que, em evento esportivo, promover tumulto; praticar ou incitar a violência; ou invadir local restrito será impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até três anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário