MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ministro defende proximidade com países no combate a febre aftosa

 

Ribeiro Filho está em Ponta Porã, MS e acompanha fiscalização na fronteira.
Vistoria foi determinada após descoberta de foco de aftosa no Paraguai.

Anderson Viegas Do G1 MS, em Ponta Porã
MInistro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, em Ponta Porã, MS (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)MInistro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho
(Foto: Anderson Viegas/G1 MS)
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, disse que é preciso manter uma relação mais próxima com países vizinhos e fortalecer o trabalho de combate da febre aftosa. O ministro chegou na manhã desta sexta-feira (6) a Ponta Porã, às 8h40 (horário de MS), onde acompanha a fiscalização montada na região de fronteira, depois da descoberta de foco da doença no Paraguai.
Do aeroporto, Ribeiro Filho seguiu de helicóptero o posto fiscal de Aquidabãn, a 17 quilômetros de Ponta Porã, onde um grupo de militares já vistoria os caminhões que transitam com gado na região.

O ministro chegou ao posto e participou de uma explanação dada pelo comandante do Comando Militar do Oeste, general João Francisco Ferreira, que falou sobre o trabalho de fiscalização que será feito na região de fronteira.
Ribeiro Filho disse que o governo brasileiro “está fazendo o dever de casa” e confia que as autoridades sanitárias do Paraguai também estejam tomando as medidas necessárias. O governo paraguaio decretou emergência e interditou a propriedade rural em que o foco de aftosa foi detectado. Logo depois de falar com a imprensa, ele foi para o sindicato rural de Ponta Porã, onde conversa com produtores da região.
De acordo com assessoria do ministério da Agricultura, às 14 horas, o ministro deve participar de uma reunião em Campo Grande, desta vez com os secretários de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, dos representantes das polícias Federal e Rodoviária Federal e das superintendências do ministério nestes estados.
FocoO foco de aftosa no Paraguai foi confirmado no início desta semana pela Secretaria de Pecuária Oficial e pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), em fazenda localizada no distrito de Piri Pukú, na periferia da cidade de San Pedro, capital do departamento (estado) de mesmo nome, a 340 quilômetros de Assunção. A fazenda fica a distância de 130 quilômetros de Mato Grosso do Sul, estado já considerado área livre de aftosa com vacinação.
Em setembro do ano passado, um foco de aftosa foi relatado no mesmo departamento, situação considerada natural pela secretaria, por se tratar de ponto endêmico.A secretária de Produção de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa, diz que a preocupação é sempre por conta da proximidade com as áreas de fronteira afetadas.
MInistro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, em Ponta Porã, MS (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)Militares do Exército fiscalizam caminhões que transportam gado na fronteira
(Foto: Anderson Viegas/G1 MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário