MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Manaus sediará projeto do Ministério da Saúde voltado para adolescentes


Capital do Amazonas será a única no Brasil a receber o projeto-piloto.
Após conclusão, em setembro, programa será implantado em todo Brasil.

Do G1 AM

Manaus foi escolhida pelo Ministério da Saúde (MS) para sediar o projeto-piloto de implantação do Guia que passará a ser adotado pelo órgão federal, para monitoramento, em todo o País, das ações voltadas à Saúde do Adolescente, com foco nos direitos sexuais e reprodutivos.
O “Guia para Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família – Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva: um Direito do Adolescente”, de 14 seções, aborda entre outras temáticas o acesso ao serviço, o atendimento humanizado, o atendimento clínico, ginecológico e andrológico, o atendimento em DST/Aids, e o atendimento em anticoncepção e em pré-natal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) o guia chega para ser uma ferramenta de apoio, e tem o objetivo de permitir que as unidades de saúde monitorem e avaliem a qualidade das ações voltadas para o público jovem, conforme determina as diretrizes da Política Nacional adotada pelo MS.
A capital do Amazonas foi escolhida depois de constatado pelo Ministério da Saúde o bom desempenho da Semsa na implantação de outros programas e ferramentas adotados pelo órgão que têm o público jovem como foco. O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, destaca que, após ser aplicado em Manaus, que será a única cidade a receber o projeto-piloto, o Guia será adotado por equipes de saúde da Atenção Básica do SUS em todo o País.
Na última quarta-feira (25), aconteceu a primeira reunião entre as equipes da Semsa, a técnica da Coordenação de Saúde do Adolescente do MS Ana Luíza Serra e representantes da organização não-governamental Reprolatina, encarregada pelo Ministério de coordenar a elaboração e implantação do Guia nas unidades de saúde. Também participaram representantes da Secretaria Municipal da Juventude e das secretarias estadual e municipal de Educação. Nesta quinta-feira (26), foi fechado o cronograma de execução do projeto-piloto, que apresenta a lista das unidades de saúde da Prefeitura de Manaus em que as ações serão desenvolvidas. Todos os Distritos de Saúde de Manaus serão contemplados.
O Ministério da Saúde planeja concluir todas as etapas do projeto-piloto até setembro deste ano. A primeira medida será criar o Comitê Intersetorial que apoiará ao projeto. Em seguida, acontece a capacitação de pessoal e de um grupo de 20 adolescentes, de 14 à 19 anos, que atuarão como agentes voluntários de saúde.
A presidente da ONG Reprolatina, entidade que vem atuando em parceria com o Ministério da Saúde, desde o processo de elaboração da Política Nacional de Saúde do Adolescente e Jovem, Margarita Diaz, afirma que o desafio das equipes de saúde é fazer com que essa faixa etária da população utilize mais os serviços de saúde do SUS. “O que percebemos é que o adolescente, por uma série de fatores, não se reconhece como sujeito de direito e isso tem várias implicações, inclusive dificultando a construção de uma cultura da prevenção de doenças, que reduza a vulnerabilidade dessa população”, afirma.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário