MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de janeiro de 2012

MAIS UM DESCASO COM O DINHEIRO PÚBLICO

Cheia do Rio Doce, no ES, alaga área de construção de casas populares

Casas, em Linhares, fazem parte do programa 'Minha Casa, Minha Vida'.
Caixa diz que estudos foram favoráveis à implantação do projeto.

Gustavo Pereira Da TV Gazeta Norte
Área de construção do 'Minha Casa, Minha Vida' foi alagada (Foto: Gustavo Pereira/ TV Gazeta Norte)Área de construção do 'Minha Casa, Minha Vida'
foi alagada (Foto: Gustavo Pereira/ TV Gazeta Norte)
Bastou a primeira enchente do Rio Doce para expor as fragilidades da área de construção de quase 1,6 mil casas populares, em Linhares, parte do programa federal "Minha Casa, Minha Vida". O rio, que já atingiu o patamar de 5,30 metros, deixa grande parte da planície debaixo d'água. O terreno fica no bairro Aviso, às margens da estrada que liga Linhares ao balneário de Pontal do Ipiranga. A previsão de entrega das moradias é no final deste ano. E o nível do manancial continua a subir.
Ainda não há moradores na área. Ao todo, são construídas 1.592 casas, que devem servir de residência para cerca de dez mil pessoas. O Rio Doce, que às 17h desta sexta (6), atingiu o patamar de 5,30 metros, já alaga a parte da planície onde acontecem as obras. No entanto, a tendência é de que o nível do rio chegue a 5,60 metros logo no início da manhã deste sábado (7).
Em nota, a prefeitura de Linhares informou que as construções fazem parte do programa de habitação do Governo Federal, "Minha Casa, Minha Vida". As obras envolvem também a Caixa e uma parceria com o poder executivo municipal. Mas, conforme destaca a nota, a prefeitura é responsável apenas pela documentação e a viabilização de rede de esgoto e água.
A Caixa informou, por meio de nota, que antes do início da construção do conjunto de casas, duas empresas especializadas fizeram duas análises. A primeira foi pelo risco de alagamento da área pelos próximos 30 anos e a segunda, pelo período de 100 anos. Ambos os estudos, segundo a autarquia, foram favoráveis à implantação do projeto.

Um comentário:

  1. gostaria de saber ate quando o povvo vai ser tratado como bicho ate começar o ano eleitoral

    ResponderExcluir