MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de janeiro de 2012

Instituto Histórico de Pernambuco completa 150 anos


Domingo (29) haverá concerto na Catedral da Madre de Deus, às 17h.
Local preserva o maior acervo histórico e artístico sobre o Estado.

Luna Markman Do G1 PE

Marco divisório (Foto: Luna Markman/G1 PE)Marco divisório em pedra portuguesa
(Foto: Luna Markman/G1 PE)
O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) completa 150 anos de atividade neste sábado (28). As comemorações do maior acervo histórico e artístico sobre o Estado começou na sexta (27), com uma sessão magna no Teatro de Santa ISabel, no Recife, e seguiu neste sábado com uma missa solene, às 10h30, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no centro da cidade. A festa continua no domingo (29) com concerto da Orquestra do Conservatório Pernambucano de Música, na Catedral da Madre de Deus, às 17h.

O G1 foi ao local e tirou fotos para o internauta fazer um tour vitual pelo Instituto, criado em 28 de janeiro de 1862 para preservar, estudar e divulgar a história de Pernambuco. Instituto histórico estadual mais antigo do Brasil, teve a primeira sede em um dos salões do Convento do Carmo. Atualmente, está situado na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

 Todo o acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Funcionando desde 1866, o Museu do IAHGP recebe doações de antiguidades pertecentes a famílias pernambucanas ou vestígios arqueológicos encontrados por acaso ou durante escavações. Hoje, mantém uma exposição permanente de mobiliários antigos, além de retratos de personalidades históricas, armas e objetos realacionados ao passado do Estado.

Entre os principais destaques, está o marco divisório dos limites entre Pernambuco e Itamaracá, colocado por Duarte Coelho, em 1535; um canhão de bronze holandês fundido em Amsterdã em 1629; e a primeira prensa do Diario de Pernambuco, jornal mais antigo em circulação da América Latina. O IAHGP também conserva um dos acervos documentais mais importantes do País, com manuscritos e impressos oriundos de particulares e instituições, como um conjunto de documentos sobre o período holandês.
Reinaldo Carneiro Leão (Foto: Luna Markman/G1 PE)Secretário do IAHGP pede sede maior de presente
de aniversário (Foto: Luna Markman/G1 PE)
A biblioteca conta com mais de 20 mil exemplares. Em 2008, foi reaberto à visitação após o Governo ceder profissionais da guarda patrimonial. Segundo o primeiro secretário perpétuo do Instituto, Reinaldo Carneiro Leão, o maior presente neste aniversário seria uma sede maior. "Nós estamos recusando doações por falta de espaço. Fora que não podemos receber muitas visitas por falta de estacionamento", comentou.




ServiçoInstituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano
Rua do Hospício, 130, Boa Vista
Fone: (81) 3222-4952
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 13h às 17h / sábado, das 8h às 12h
Ingresso: R$ 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário