MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Flores nas lavouras de batata em SP indicam excelente qualidade


Combinação de tons de laranja e amarelo chama a atenção.
Flor é fundamental no trabalho de pesquisa de melhoramento.


As floradas da laranjeira, da jabuticabeira e da cerejeira encantam pela beleza e já são conhecidas por muita gente. São as flores da batata que chamam a atenção, desta vez, até dos agricultores mais experientes, em São Paulo.
De perto, elas parecem arranjos. Os buquês vão se reproduzindo e se espalham pelo campo.
O colorido ocupa 12 hectares da fazenda em Vargem Grande do Sul. Nem o dono, Odair Dotta, esperava tanta beleza.
A plantação vai render cerca de R$ 100 mil para o agricultor, mas o lucro não virá das flores, ele está embaixo da terra. Para muita gente pode ser surpresa, mas a lavoura é de batata.
Essa florada é uma característica da batata de verão da variedade asterix. O engenheiro agrônomo Luís Otávio Vilella explica que o ciclo de produção atendeu todas as necessidades da planta, a flor mais bonita indica uma batata saudável, que será colhida em boa qualidade e quantidade. “É uma batata perfeita, que todo agricultor desejaria produzir”.
No campo, ela é só uma decoração atraente, mas na estufa, a flor é fundamental no trabalho do pesquisador Pedro Hayashi. “Através da flor, a gente tem acesso à genética da batata e a possibilidade de fazer cruzamento entre variedades diferentes”, explica.
Por meio de cruzamento de espécies e de clonagem de plantas, ele vai criando novos tipos de batatas. Só o ano passado, foram plantados 20 mil clones com o objetivo de criar uma batata perfeita, com qualidade, resistente à pragas e de alta produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário