MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Fitch rebaixa nota de cinco países europeus, incluindo Espanha e Itália


Nenhum dos países rebaixados tinha a nota máxima 'AAA'.
Há duas semanas, Standard & Poor's também reduziu notas de nove países.

Do G1, em São Paulo

A agência de classificação de risco Fitch reduziu, nesta sexta-feira (27), as notas de crédito de cinco países europeus. Tiveram seus ratings rebaixados os papeis da Espanha, Itália, Bélgica, Chipre e Eslovênia.
Nenhum dos países rebaixados tinha nota "AAA", a mais elevada do raking da agência. A nota da Bélgica foi reduzida de "AA+" para "AA"; Chipre, de "BBB" para "BBB-"; Itália, de "A+" para "A-"; Eslovênia, de "AA-" para "A"; e Espanha, de "AA-" para "A". A Fitch também informou que a nota da Irlanda foi mantida em "BBB+".
A dívida soberana dos seis países havia sido colocada sob "observação negativa" em dezembro. Os papeis agora têm perspectiva negativa, o que significa que há uma chance "pouco maior que 50%" de que sofram novo rebaixamento nos próximos dois anos, segundo a Fitch.
Nota de risco (Foto: Editoria de Arte/G1)
Standard & Poor's
Há duas semanas, a Standard & Poor's já havia rebaixado as notas de nove países do continente. Entre eles estão França e Áustria, que tiveram suas notas rebaixadas de "AAA" para "AA+". Esses países detinham, até então, as notas mais altas na escala da agência, o que significa que suas dívidas representavam praticamente nenhum risco aos tomadores.
Também foram reduzidos pela agência os ratings de Chipre, Itália, Portugal e Espanha, em dois degraus. Malta, Eslováquia e Eslovênia "perderam" uma posição. Chipre teve sua nota reduzida de BBB para BB+; Itália, de A para BB+; Portugal, de BBB- para BB; Espanha, de AA- para A; Malta, de A para A-; Eslováquia, de A+ para A; e Eslovênia, de AA- para A+.
Entenda o que significa
A avaliação de risco de investimento é um sistema de nota desenvolvido por agências de análise de riscos para alertar os investidores de todo o mundo sobre os perigos do mercado em que eles escolhem para aplicar seu dinheiro.
A partir da nota de risco recebida por determinado país, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido por causa da instabilidade do país em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário