MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Danos ao Theatro Municipal foram superficiais, diz Iphan após vistoria


PF abriu inquérito para apurar responsabilidades, segundo superintendente.
Anexo foi atingido por desabamento; prédio tombado foi vistoriado nesta sexta.

Alba Valéria Mendonça Do G1 RJ
A superintendente Cristina Lodi, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio de Janeiro, disse nesta sexta-feira (27), que foram superficiais os danos causados ao prédio anexo do Theatro Municipal pelo desabamento dos três prédios da Avenida Treze de Maio, no Centro. Ela afirmou ainda que vai entregar à Polícia Federal, em reunião na próxima segunda-feira (30), um relatório detalhado sobre os prejuízos.  Da reunião, segundo Cristina, vão participar também representantes das secretarias estadual e municipal de Cultura e a diretora do teatro.
“Graça a Deus os danos foram superficiais e não deverá ser muito complicado reverter a situação. Não são danos considerados graves", afirmou a superintendente do Iphan.
Ainda de acordo com Cristina Lodi, um inquérito foi aberto para apurar responsabilidades sobre o ocorrido. "A Polícia Federal já abriu inquérito para apurar as responsabilidades, com o objetivo de reverter esses danos com a assinatura de um termo de ajustamento de conduta. É importante que as pessoas tenham consciência da necessidade de se cuidar do que é feito em um patrimônio histórico como é o Theatro Municipal”, disse a superintendente do Iphan.

Nesta sexta-feira, técnicos do Iphan e peritos da PF estiveram no Municipal para uma primeira vistoria no prédio anexo. Segundo Cristina, foram verificados danos na pintura, nos vitrais e na cantaria, além da grande quantidade de poeira que cobriu vários equipamentos em diversos ambientes do teatro.
Em nota oficial, a Secretaria estadual de Cultura informou que a abertura da temporada 2012 do Theatro Municipal prevista para março foi adiada para maio, devido ao desabamento dos prédios do entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário