MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Festival internacional deve reunir arte, ecologia e música em Mato Grosso


Evento deve acontecer na cidade de Chapada dos Guimarães.
Segundo organizadores, 'Earthday Brasil' será no mês de setembro.

Do G1 MT

Um festival que deve reunir música, arte, ecologia e oficinas culturais. Essa é a proposta do 'Earthday Brasil', que deve ser realizado em setembro, no município de Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros de Cuiabá.
O local foi escolhido para a primeira edição do festival, que em português recebe o nome de 'O dia da terra'. O empresário americano Rob Gjerde diz que se apaixonou por Chapada dos Guimarães, assim que conheceu a região. Segundo ele, o festival que tem o tema 'Precisamos mudar' e é baseado em quatro elementos diferentes.
''O primeiro elemento é o que chamamos de espiral da paz, o segundo é o tema do festival: precisamos mudar. Nós vamos promover mudanças para criar ideias que criam soluções. Aí temos as oficinas que serão sobre conscientização, mostrando para as pessoas o que está acontecendo no mundo. O elemento final é a música'', detalhou.
Para o americano Rob Gjerde, o importante do festival é chamar a atenção do mundo para assuntos como preservação da natureza, relação do homem com o meio ambiente e as pessoas. O festival pretende reunir durante três dias mais de 10 mil pessoas. Na organização estão produtores e artistas regionais.
Além de abrigar o público em diversas atividades, é uma oportunidade para artistas, que irão dividir o palco com músicos brasileiros e estrangeiros. ''Além de já ter pensado no retorno do beneficio do turismo, da sustentabilidade da cidade e região, vai resgatar o lado místico de Chapada. Vai trazer para lá não só o show, mas o show que traz a consciência universal de que precisamos mudar, porque o planeta precisa disso'', ponderou o músico Amauri Lobo.
Uma das grandes atrações é um ritual conhecido como 'Espiral da Paz', que promete envolver o público no clima do festival. ''Será uma grande espiral com quatro mil pessoas. No centro terá um grande cristal que vai emanar uma luz de laser a 85 quilômetros de altura'', contou Amauri.
Ainda de acordo com os organizadores, as belezas naturais da região combinam com o tema do festival. ''É o primeiro grande passo que a gente quer levar a partir de Mato Grosso, que é um estado ecologicamente fascinante, com três biomas, o amazonas, o cerrado e o pantanal. Vai ser uma cidade que vai inspirar muitas pessoas em outros lugares do Brasil e do mundo'', lembrou o participante do festival Amir El Aouar.
Chapada
A região de Chapada dos Guimarães abriga paredões históricos, além da cachoeira Véu de Noiva, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A cachoeira de 86 metros é o principal atrativo turístico do parque, que também possui trilhas para práticas de esportes radicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário