MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Exportação de grãos bate recorde em 2011 no porto de Paranaguá, no PR

 

Porto movimentou 41 milhões de toneladas entre carga geral e cereais.
Destino dos produtos agrícolas brasileiros foi China, Holanda e Taiwan.

Do Globo Rural
As exportações de soja e derivados garantiram a movimentação do Porto de Paranaguá, no Paraná. Em 2011, foi registrado o maior volume de embarque da história.
Há muito tempo não se via filas de caminhões esperando pra descarregar a produção agrícola, principalmente soja, nem navios ao largo esperando para atracar. De janeiro a novembro passaram pelo porto nada menos do que 2.341 navios, com aumento de 36 em relação ao  mesmo período de 2010. O destino dos produtos agrícolas brasileiros foi China, Holanda e Taiwan. Um dos navios irá transportar 63 mil toneladas de soja para o porto de Nantong, em Shangai, na China.
É raro carregar soja nesta época no porto de Paranaguá. Tamanha movimentação explica o quanto as exportações cresceram em 2011 e o registro histórico de uma movimentação financeira de US$ 16, 2 bilhões em novembro. Só em 2008, nesse mesmo mês, o porto registrou uma movimentação de US$ 14 bilhões.
O porto de Paranaguá movimentou 41 milhões de toneladas entre carga geral e cereais. O recorde foi alcançado graças ao grande volume de produtos embarcados principalmente no corredor de exportação, como soja, farelo, trigo, milho e açúcar. Desse total, 11,6 milhões de toneladas são de soja em grãos, farelo e óleo de soja, que formam o carro chefe das exportações.
Para o superintendente do porto, a recuperação se deve às melhorias adotadas na infraestrutura portuária. “Através de mudanças estruturais conseguimos bater recordes em quase todas as movimentações no porto”, diz Airton Maron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário