MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Doença em cafezais preocupa propriedades no sul de MG

 

Cafezais de São Sebastião do Paraíso sofrem com a mancha aureolada.
Doença se instala principalmente nas lavouras atingidas pelo granizo.

Do Globo Rural
As pontas secas são resultado de um cafezal devastado pela doença. Em uma lavoura de 55 hectares, 40 foram atingidos. "Ela atinge a parte produtiva da planta, o fruto começa a cair e o galho seca totalmente", explica o engenheiro agrônomo Marcelo Almeida.
A mancha aureolada é causada por uma bactéria. A doença tem este nome porque as folhas dos pés de café atingidos ficam com uma mancha escura no centro e em volta a cor é um pouco mais clara.
As manchas escuras podem ser confundidas com a phoma, uma outra doença menos agressiva causada por fungos. Foi o que aconteceu em uma fazenda em São Sebastião do Paraíso, sul de Minas Gerais, onde a confusão adiou o tratamento. "Tivemos mais gastos com pessoal, maquinário e duas pulverizações extras para controlar", conta Ronaldo Duarte, administrador da fazenda.
A doença atinge principalmente os pontos mais altos da lavoura porque a bactéria se espalha com o vento. Quando detectada no início, as chances de recuperação são maiores. "No início, você consegue fazer uma pulverização para eliminar a bactéria e com mais uma preventiva, é possível controlar a doença", diz Marcelo.
Um levantamento da cooperativa de São Sebastião do Paraíso mostra que a doença atingiu cafezais em 37 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário