MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Seca pode dificultar entrega de grãos de contratos feitos com antecedência


 

Situação preocupa produtores do Rio Grande do Sul.
Muitos agricultores fecharam contratos antecipadamente para ter mais lucro.

Do Globo Rural
Os agricultores do Rio Grande do Sul que comercializaram a safra com antecedência estão preocupados em cumprir os contratos. A seca pode causar falta de grãos no mercado.
O agricultor Elói Zanatta tinha 30% da lavoura comercializada quando plantou 600 hectares de soja, em Passo Fundo, no norte do estado. Agora, o produtor teme não ter o produto para entregar.
Com a alta do dólar e a boa cotação da soja, em setembro do ano passado, muitos agricultores fecharam contratos antecipadamente para ter maior ganho.
“Todo o setor está considerando que estamos no limite de falta de chuva em que registra uma quebra que seria o máximo do aceitável para que o setor não cause maiores danos à economia”, avalia Cléber Bordignon, diretor de corretora.
O cerealista Vítor Marasca, de Cruz Alta, no noroeste do estado, aguarda receber 200 toneladas de soja. “A apreensão está na cabeça de todos nós e do produtor principalmente”, diz.
Se a lavoura não render o que está previsto nos contratos, os agricultores terão que negociar. Para isso, devem apresentar um documento que registra as perdas.
Segundo as empresas que compram os grãos, 35% da safra gaúcha de soja foi comercializada antecipadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário