MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de janeiro de 2012

Chuva deixa pastagens verdes e anima pecuaristas em Anápolis (GO)

 

Braquiara serve de alimento para gado e significa economia para produtor.
Pecuaristas ensinam como fazer manejo correto do pasto para obter lucro.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
As chuvas de Verão trouxeram tranquilidade para pecuaristas de Anápolis. Em uma fazenda que fica a 65 quilômetros de Goiânia, destinada ao gado de corte, o verde da braquiara predomina em 250 hectares, serve de banquete aos animais e significa economia no bolso do produtor rural.
O produtor Marco Antônio Besi conta que, neste período de chuva, diminuiu a ração. "você pode trabalhar com semi-confinamento, que é proteinado. Mas pode sim usar só o sal mineral e o pasto em si da conta da alimentação do gado", garante.
Outro produtor, Joar José Ribeiro dá a dica de como fazer o revezamento das pastagens. "Você tem que vedar o pasto para ele ficar melhor. Coloca o gado por 30 dias em uma área ao lado, depois pode retornar para o pasto inicial", diz.
Cuidados
O braquiarão é um dos capins mais resistentes ao pisoteio e é também de fácil adaptação ao clima da região. Mas para a forragem ficar grande e verdinha é preciso alguns cuidados além do rodízio do pasto.
"É preciso evitar as pragas, que diminuem o pasto", diz o pecuarista Joar José Ribeiro. O certo, sergundo ele, é roçar e bater um veneno para combatê-las.
Com a forcinha de São Pedro a esperança dos pecuaristas é que a arroba do boi gordo, que hoje vale cerca de R$ 100, possa valorizar ainda mais. Para Joar, passou a época das vacas magras e a expectativa é melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário