MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cerca de 90 blocos de rua animam o pré-carnaval de Fortaleza

 

Programação oficial do pré-carnaval começa no dia 13 de janeiro.
Bloco "Cheiro" foi o primeiro a sair nas ruas de Fortaleza no domingo (1°).

Do G1 CE
Bloco "O Cheiro" foi o primeiro a sair nas ruas de Fortaleza no domingo (1°) (Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário)Bloco "O Cheiro" foi o 1º a sair nas ruas da capital no domingo (1°) (Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário)
Depois que passa o réveillon, a animação nas ruas de Fortaleza fica por um mês e meio com os blocos de pré-carnaval. Em 2012, a folia começa, oficialmente, no dia 13 de janeiro e segue até 11 de fevereiro, de acordo com a programação da Secretaria de Cultura de Fortaleza. “Mio K.I.”, “Cheiro”, “Que Merda é Essa?”, “Unidos da Cachorra”, “Luxo da Aldeia” e “Concentra mas não sai” são alguns dos 60 blocos selecionados pelo Edital de Fomento ao Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza 2012.
Cada um dos 60 blocos selecionados pelo edital recebe R$ 6 mil para apoio, segundo a Prefeitura. Além da irreverência e alegria, para concorrer ao edital, os blocos precisam se concentrar em locais públicos, participar do pré-carnaval em anos anteriores, ter um público superior a 200 pessoas em cada edição e desfilar ao ritmo de samba, frevo ou marchinhas carnavalescas.
Além dos blocos oficiais, outros, novos ou com menos seguidores, circulam pela cidade no mesmo período. As apresentações dos blocos de pré-carnaval se dividem semanalmente nas sextas, sábados e domingos, em diferentes bairros de Fortaleza. Os grupos mais antigos geralmente começam antes e encerram depois da programação oficial.
O bloco “O Cheiro” é tradicionalmente o primeiro a sair nas ruas de Fortaleza (Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário)“Cheiro” sairá aos sábados a partir das 20 h
(Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário)
Cheiro
O bloco Cheiro é tradicionalmente o primeiro a sair nas ruas de Fortaleza. No primeiro dia do ano, muita gente deixou a ressaca da festa do réveillon para curtir o bloco que se concentra na Rua Padre Justino. “Fiquei preocupado pensando que não ia aparecer muito gente porque no outro dia era de trabalho, mas a frequência foi espetacular. Tinham umas 1.500 pessoas”, diz Seu Valdemir, um dos fundadores do bloco que já tem 19 anos de história.
Segundo Seu Valdemir, a partir da segunda semana de janeiro, o bloco Cheiro sairá todos os sábados, a partir das 20 horas. “Agora, vamos parar só no Sábado Magro”, garante. O percurso passa pelas ruas da Praia de Iracema, um dos principais redutos do pré-carnaval de Fortaleza, e dura, em média, três horas.
Quem segue o Cheiro se diverte e relembra históricos sambas-canções, marchas e sambas-enredos tocados por 80 percussionistas, dois cavaquinistas e dois cantores. “Nosso bloco é do povão, não temos posição social. Aqui tem gente da classe A a Z”, afirma Seu Valdemir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário